Investigando a prática escolar no contexto da didática e organização do trabalho educativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228962

Palavras-chave:

Prática escolar, Didática, Trabalho educativo

Resumo

A discussão empreendida nesse artigo coloca em evidência as contribuições da ação investigativo-escolar estratégica no contexto da formação de professores. Decorrem desta investigação, a programação, implementação e monitoramento de práticas escolares compartilhadas através de registros, reflexões e auto-reflexões que visam uma sistemática transformação do trabalho docente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claiton José Grabauska, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria(1999). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas:INVESTIGAÇÃO-AÇÃO EDUCACIONAL, PEDAGOGIA, formação de professores.

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal - Bolsa Capes. Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE).Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e no Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). 

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licienciatura Em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é colaborador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultoria pedagógica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria. 

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande

Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; Diretora de Pós-Graduação/Pró-Reitoria de Pequisa e Pós-Graduação; docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; líder do grupo Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (www.repes.furg.br) e integrante do GIEPES - Grupo internacional de estudos e pesquisas em Educação Superior (UNICAMP) do GEFFOP ? Grupo de estudos sobre filosofia da educação e formação de professores (UNB).

Referências

ANDER-EGG, E. Repensando la Investigación-acción-participativa:

comentarios, críticas y sugerencias. México: El Ateneo, S. A. de C. V., 1990.

ANGULO RASCO, J. F. Investigacion-acción y curriculum: una nueva perspectiva en la investigación educativa. Investigación en la Escuela. Sevilha, n.11, p. 39-49, 1990.

CARR, W & KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.

CARR, W. Una teoría para la educación: Hacia una investigación educativa crítica. España, Madrid: Morata y Fundación Paideia, 1995.

DE BASTOS, F. P. & GRABAUSKA, C. J. Investigação-ação educacional: possibilidade crítica e emancipatória na prática educativa. In: MION, R. A. &

SAITO, C.H. Investigação-ação: Mudando o trabalho de formar professores.

Ponta Grossa: Gráfica Planeta, 2001.

DE BASTOS, F. P. & MIQUELIN, A. F. Investigação-Ação Escolar e Meios

Tecnológico-Comunicativos: Possíveis Potencialidades. Disponível em:

http://amem.ce.ufsm.br/BIBLIOTECA/bibliografiadetalhes.php?cod_bib=320.

Acesso em: 10 jun. 2002.

DELIZOICOV, D. & ANGOTTI, J. P. Metodologia do ensino de ciências. São

Paulo: Cortez, 1990.

ELLIOT, J. What is Action-Research in Schools? Journal of Curriculum Studies,

vol.10, n. 4, p. 335-7,1978.

ELLIOT, J. El cambio educativo desde la investigación-acción. España, Madrid: Morata, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. SP: Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. RJ:

Paz e Terra, 1996.

KEMMIS, S. & MACTAGGART, R. Cómo planificar la Investigación-Acción. Barcelona: Laertes, 1988.

KEMMIS, S. La teoría de la práctica educativa (prólogo). In: CARR, W. Una teoría

para la educación: Hacia una investigación educativa crítica. España, Madrid:

Morata y Fundación Paideia, 1995.

MALLMANN, E. Monitorando as Tarefas Extra-Classe para Acoplar Aprendizagens Presencial e a Distância. Projeto de Dissertação (Mestrado em Educação) -

Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2003.

TAUCHEN, G. et al. A investigação-ação educacional no contexto da escola pública e movimentos sociais. In: MION, R. A. & SAITO, C.H. Investigação-ação: Mudando o trabalho de formar professores. Ponta Grossa: Gráfica Planeta, 2001.

TAUCHEN, G. O trabalho e os trabalhadores da educação de jovens e adultos.

Linguagens & Cidadania. Santa Maria, 9 ed., Jan/jun de 2003. Disponível em:

http://www.ufsm.br/linguagem_e_cidadania/01_3/index.html. Acesso em: 10 set.

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Grabauska, C. J., Mallmann, E. M., Bastos, F. da P. de, & Tauchen, G. (2017). Investigando a prática escolar no contexto da didática e organização do trabalho educativo. Linguagens & Cidadania, 6(1). https://doi.org/10.5902/1516849228962

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)