Investigação-ação educacional e currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231486

Palavras-chave:

Educação, Currículo

Resumo

Investigação-ação educacional e currículo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claiton José Grabauska, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria(1999). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. 

Cléria Maria Wendling, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Professor assistente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná do curso de Pedagogia nas disciplinas Teoria e prática do ensino de ciências e estágio supervisionado sob forma de prática de ensino. 

Referências

APPLE, M. W. A política do conhecimento Oficial: faz sentida a idéia de um currículo nacional? In Currículo, Cultura e Sociedade, MOREIRA, A. F. B. e SILVA, T. T. (orgs.). São Paulo, Cortez 1994.

APPLE, M. Ideologia e Currículo. SP: Brasiliense, 1982.

COSTA, M. C. V. A caminho de uma investigação-ação crítica. Educação e Realidade, v.16, n. 2, Porto Alegre, dez/1991.

DELIZOICOV, D. & ANGOTTI, J. A. P. Metodologia do Ensino de Ciências. Cortez, São Paulo, 1990.

ELLIOT, J. What is Action-Research in Schools? Journal of Curriculum Studies, v. 10, n.4: 355-57, 1978.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 10 Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.

FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade. 6a ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 6. Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1996.

GIMENO SACRISTÁN, J. Curriculum Deregulating Practices: towards the loss of educational sense. Londres, Curriculum Studies, V. 5, n. 3, 1997: 343-68.

GRABAUSKA, C. J. Investigação-Ação na Formação de Profissionais da Educação: redimensionando as atividades curriculares de ciências naturais no curso de Pedagogia. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 1999.

HYPÓLITO, A. M. & GANDIN, D. A. (orgs.). Educação em tempos de incertezas. Belo Horizonte, Autêntica, 2000.

KEMMIS, S. El Curriculum: más allá de la teoría de la reproducción. Madrid, Morata, 1988.

KEMMIS, S. La Formación del profesor y la creación y extensión de comunidades críticas de profesores. Investigación en la Escuela, n. 19, 1993: 15-38.

KEMMIS, S. e MACTAGGART, R. Cómo planificar la investigación-acción. Barcelona, Laertes, 1988.

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Grabauska, C. J., & Wendling, C. M. (2018). Investigação-ação educacional e currículo. Linguagens & Cidadania, 4(1). https://doi.org/10.5902/1516849231486