A colaboração fortalecendo a prática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229194

Palavras-chave:

Colaboração, Educação, Reflexão

Resumo

Este artigo propõe-se compartilhar nossas reflexões e experiências referentes à construção de uma prática colaborativa, apontando a colaboração como categoria orientadora das práticas educativas. Norteamo-nos pelos fundamentos da educação dialógico-problematizadora (Freire, 1988) e na investigação-ação educacional (Carr e Kemmis, 1988), a fim de propor uma perspectiva de educação crítica que se alicerce sobre o diálogo, a colaboração e a auto-reflexão. Aponta-se a colaboração como possibilidade de melhora e transformação das práticas educativas e do resgate do poder profissional. Ressalta-se o papel do professor como intelectual transformador, investigador da sua prática, na busca de compreendê-la, melhorá-la e transformá-la. Assinala-se a investigação-ação educacional como processo de investigação que atua transformativamente no âmbito do trabalho individual e coletivo. Ela cria condições que permitem a constituição de comunidades auto-criticas de investigação, composta por pessoas que participam e colaboram em todas as fases do processo de investigação.  Delineamos algumas considerações referentes à prática educativa no sentido de antevermos a possibilidade de através de um processo colaborativo compreendê-las e transformá-las, pensando em transformação social efetiva, a partir da transformação das práticas de grupos organizados.

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Biografia do Autor

Caroline Machado Cortelini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2014). Realizou doutorado sanduíche em Estudos da Criança, na Universidade do Minho - Braga/Portugal (Bolsa CAPES PDSE). Professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Campus Francisco Beltrão. 

Claiton José Grabauska, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1986), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria(1999). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. 

Referências

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Publicado

2017-09-24

Como Citar

Cortelini, C. M., & Grabauska, C. J. (2017). A colaboração fortalecendo a prática. Linguagens & Cidadania, 5(1). https://doi.org/10.5902/1516849229194