A colaboração fortalecendo a prática
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849229194Palavras-chave:
Colaboração, Educação, ReflexãoResumo
Este artigo propõe-se compartilhar nossas reflexões e experiências referentes à construção de uma prática colaborativa, apontando a colaboração como categoria orientadora das práticas educativas. Norteamo-nos pelos fundamentos da educação dialógico-problematizadora (Freire, 1988) e na investigação-ação educacional (Carr e Kemmis, 1988), a fim de propor uma perspectiva de educação crítica que se alicerce sobre o diálogo, a colaboração e a auto-reflexão. Aponta-se a colaboração como possibilidade de melhora e transformação das práticas educativas e do resgate do poder profissional. Ressalta-se o papel do professor como intelectual transformador, investigador da sua prática, na busca de compreendê-la, melhorá-la e transformá-la. Assinala-se a investigação-ação educacional como processo de investigação que atua transformativamente no âmbito do trabalho individual e coletivo. Ela cria condições que permitem a constituição de comunidades auto-criticas de investigação, composta por pessoas que participam e colaboram em todas as fases do processo de investigação. Delineamos algumas considerações referentes à prática educativa no sentido de antevermos a possibilidade de através de um processo colaborativo compreendê-las e transformá-las, pensando em transformação social efetiva, a partir da transformação das práticas de grupos organizados.Downloads
Referências
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