O trabalho e os trabalhadores da educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849229198Palavras-chave:
EJA, Educação, Jovens e Adultos,Resumo
Intentamos, através deste artigo, compartilhar o nosso olhar sobre a educação dos jovens e adultos destacando, que nossos construtos não provém apenas um estudo teórico, mas também, prático, proveniente dos projetos de formação continuada de educadores que desenvolvemos. Centraremos nossa análise num ponto, que é, para nós, fundamental: a condição de trabalhador, a qual diz respeito, tanto aos educandos jovens e adultos, quanto aos educadores. Para conduzir este “olhar”, formularemos algumas proposições - tomando como referência o ponto de vista da filosofia existencial - que colaboram no desvelamento das relações e contradições que perpassam a cultura, a educação e a divisão social e técnica do trabalho. Encontramos, nesta direção, na vida e obra de Paulo Freire uma posição radicalmente comprometida com a realização de um projeto educacional libertador. Coerente com esta finalidade, buscamos também, as contribuições do filósofo brasileiro Vieira Pinto.Downloads
Referências
ANGULO RASCO, J. F. Investigacion-acción y curriculum: una nueva perspectiva en la investigación educativa. Investigación en la Escuela, nº11:39-49, Sevilla, 1990.
APPLE, M. W. A política do conhecimento Oficial: faz sentida a idéia de um currículo nacional? In: MOREIRA, A. F. B. e SILVA, T. T. (orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo, Cortez 1994.
CARR, W & KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza: la investigación-acción en la formación del profesorado. Barcelona: Martinez Roca, 1988.
FREIRE, P. Research Methods. In: International Institute for Adult Literacy. Paulo Freire: Literacy through Conscientization. Dar-es-Salaan. International Institute for Adult Literacy, 1974.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. SP: Paz e Terra, 1981.
FREIRE, P. À sombra desta mangueira. 2ª ed. São Paulo: Olho d’Água, 1995.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1983.
FREIRE, P & FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
KEMMIS, S. La teoría de la práctica educativa (prólogo). In: CARR, W. Una teoría para la educación: Hacia una investigación educativa crítica. España, Madrid: Morata y Fundación Paideia, 1995.
MYLES, H. & PAULO, F. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.
VIEIRA PINTO, A. Sete lições sobre educação de adultos. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1987.
VIEIRA PINTO, A. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.