Teoria da atividade e mediação tecnológica: exemplar de uma prática desenvolvida no AMEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228549

Palavras-chave:

Teoria da atividade, Mediação tecnológica, AMEM

Resumo

Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) representam um recurso didático que pode viabilizar os processos de formação, oportunizando acesso a escolarização. Esses AVEA permitem um trabalho didático-metodológico integrando diversas ferramentas que contribuem na realização de uma prática dialógica e problematizadora. Etnografamos a constru- ção da prática docente mediada por um AVEA (AMEM) em um curso de formação continuada, onde observamos que as atividades de estudo e a educação dialógico-problematizadora integradas ao planejamento dos conceitos a serem aprendidos potencializam o processo de aquisição dos conhecimentos teóricos, promovendo desenvolvimento psicointelectual. Destacamos que a diretividade dos professores foi fundamental nessa experiência mediada por tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taís Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora Adjunta II do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Tem experiência na área de Psicologia e Educação, principalmente nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias, atividades de estudo desenvolvimentais, educação a distância, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, educação dialógico-problematizadora, psicologia e escola.

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Física (Universidade Federal de Santa Catarina, 1985), Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (Universidade da Região de Blumenau, SC, 1987), Mestrado em Educação, área de concentração Educação e Ciência (Universidade Federal de Santa Catarina, 1990) e Doutorado em Educação, área de concentração Didática (Universidade de São Paulo, 1995) e Pós-Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina, 2007). Atualmente é professor titular do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atua nos Cursos de Física (presencial e a distância), Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica (presencial e a distância) e Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede (profissional). Tem experiência na área da Educação Científico-Tecnológica, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Tecnologia Educacional, especialmente no âmbito da mediação tecnológica livre e aberta. Atua prioritariamente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais em Rede no Ensino de Física, Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, Hipermídia, Pesquisa-Ação Educacional, Educação Dialógico-Problematizadora, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Referências

ABEGG, I. Redes e Ambientes na Educação Científica e Tecnológica na Escolaridade Fundamental. Ante-Projeto de Doutorado. Santa Maria, 2005.

ABEGG, I.; DE BASTOS, F.; MALLMANN, E. M. Momentos pedagógicos dialógicoproblematizadores: sendo desafiados nas aulas. Santa Maria, 2001. Disponível em: http://amem.ce.ufsm.br.

ALMEIDA, Maria Elizabete Biancocini. Tecnologia e educação a distância: Abordagens e contribuições dos ambientes digitais e interativos de aprendizagem. Rio de Janeiro:ANPED, 2003.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 3. ed. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2003.

BRASIL. Relatório da Comissão de Assessoria de Educação Supeior a Distância. Secretaria de Educação a Distância (SEED), Ministério da Educação, Brasília, 2002.

DAVIDOV, Vasili. La Enseñanza Escolar y el desarrollo Psíquico: Investigación psicológica teórica y experimental. Moscu: Editorial Progreso, 1988.

DE BASTOS, Fábio da Purificação; MAZZARDO, Mara Denize; ALBERTI, Taís Fim. Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem: Os Desafios dos Novos Espaços de Ensinar e Aprender e suas Implicações no Contexto Escolar. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE) CINTED/UFRGS, vol. 3, Nº. 1, mai/2005. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a22_ensinoaprendizagem.pdf.

DE BASTOS, Fábio da Purificação; MÜLLER, Felipe Martins; CORDENONSI, André Zanki. O Ensino de Heurísticas e Metaheurísticas na Área de Pesquisa Operacional sob a Ótica da Educação Dialógica Problematizadora. Revista Novas Tecnologias na Educação (RENOTE) CINTED/UFRGS, vol. 3, Nº. 1, mai/2005. Disponível em: http://www.cinted.ufrgs.br/renote/maio2005/artigos/a35_heuristica.pdf.

DOWBOR, Ladislau. Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petropólis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

FERNANDÈZ, Edgard G. Ambiente Multimídia Para Educação Mediada Por Computador: Modelagem e Implementação. Dissertação de Mestardo. PPGEP, UFSM, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

GIL PÉREZ, D. e VALDÉS CASTRO, P. La Resolución de Problemas de Física: de los exercícios de aplicación al tratamento de situaciones problemáticas. Revista Enseñanza de la Física, 1997, v. 10 (2) pp: 5-20.

LEONTIEV, A. N. Actividad, conciencia y personalidad. Editorial Pueblo y Educación. Ciudad de la Habana, 1983.

MAZZARDO, M. D. Investigando as Potencialidades dos Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem na Formação Continuada de Professores. Dissertação de Mestrado. PPGE/UFSM, 2005.

MÜLLER, Felipe; DE BASTOS, Fábio Da Purificação. Matriz dialógica-problematizadora como ferramenta organizadora do trabalho escolar no AMEM. In: Congresso Nacional de Ambiente Hipermídia para Aprendizagem, 2004. Anais do Congresso Nacional de Ambiente Hipermídia para Aprendizagem, Florianópolis-SC, 2004. 1 CD-ROM.

RAYS, Oswaldo Alonso (org.). Educação: ensaios reflexivos. Santa Maria/RS: Pallotti, 2002.

SILVA, Marco (org.). Sala de aula interativa. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.

SILVA, Marco (org.). Educação online: teorias, práticas, legislação e formação de professores. Rio de Janeiro: Loyola, 2003.

VALENTINI, Carla Beatris; SOARES, Eliana Maria do Sacramento. (orgs). Aprendizagem em ambientes virtuais: Compartilhando idéias e construindo cenários. Editora: EDUCS, Caxias do Sul, 2005.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo, 1989.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Alberti, T. F., & Bastos, F. da P. de. (2017). Teoria da atividade e mediação tecnológica: exemplar de uma prática desenvolvida no AMEM. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228549