Teoria da atividade e mediação tecnológica: exemplar de uma prática desenvolvida no AMEM

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DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849228549

Mots-clés :

Teoria da atividade, Mediação tecnológica, AMEM

Résumé

Com o surgimento da Internet, os Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem (AVEA) representam um recurso didático que pode viabilizar os processos de formação, oportunizando acesso a escolarização. Esses AVEA permitem um trabalho didático-metodológico integrando diversas ferramentas que contribuem na realização de uma prática dialógica e problematizadora. Etnografamos a constru- ção da prática docente mediada por um AVEA (AMEM) em um curso de formação continuada, onde observamos que as atividades de estudo e a educação dialógico-problematizadora integradas ao planejamento dos conceitos a serem aprendidos potencializam o processo de aquisição dos conhecimentos teóricos, promovendo desenvolvimento psicointelectual. Destacamos que a diretividade dos professores foi fundamental nessa experiência mediada por tecnologias.

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Bibliographies de l'auteur

Taís Fim Alberti, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2003), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Atualmente é professora Adjunta II do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede (PPGTER). Tem experiência na área de Psicologia e Educação, principalmente nos seguintes temas: processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias, atividades de estudo desenvolvimentais, educação a distância, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, educação dialógico-problematizadora, psicologia e escola.

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Física (Universidade Federal de Santa Catarina, 1985), Especialização em Metodologia do Ensino de Ciências Naturais (Universidade da Região de Blumenau, SC, 1987), Mestrado em Educação, área de concentração Educação e Ciência (Universidade Federal de Santa Catarina, 1990) e Doutorado em Educação, área de concentração Didática (Universidade de São Paulo, 1995) e Pós-Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Universidade Federal de Santa Catarina, 2007). Atualmente é professor titular do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Atua nos Cursos de Física (presencial e a distância), Curso de Formação de Professores para a Educação Profissional e Tecnológica (presencial e a distância) e Mestrado em Tecnologias Educacionais em Rede (profissional). Tem experiência na área da Educação Científico-Tecnológica, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino e Tecnologia Educacional, especialmente no âmbito da mediação tecnológica livre e aberta. Atua prioritariamente nos seguintes temas: Tecnologias Educacionais em Rede no Ensino de Física, Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem, Hipermídia, Pesquisa-Ação Educacional, Educação Dialógico-Problematizadora, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

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Publiée

2017-08-09

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Alberti, T. F., & Bastos, F. da P. de. (2017). Teoria da atividade e mediação tecnológica: exemplar de uma prática desenvolvida no AMEM. Linguagens & Cidadania, 7(2). https://doi.org/10.5902/1516849228549