Problematização do conteúdo-metodologia como estratégia para fortalecer o diálogo-problematizador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849229195

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Diálogo, Física

Resumo

Sistematizamos as atividades de ensino-aprendizagem investigativa desenvolvidas na disciplina Didática I da Física (MEN 500) do curso de licenciatura em Física - Diurno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Inicialmente localizamos o contexto e os sujeitos envolvidos na prática dialógico-problematizadora realizada no curso de formação escolar de professores. Apresentamos documentos oriundos das tarefas extra-classe (TE) implementadas num Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador na Perspectiva da Investigação-ação (AMEM), disponível em: <http://amem.ce.ufsm.br>. A partir desses, enfatizamos o quadro analítico gerado diante da implementação dos procedimentos didático-metodológicos investigativos ao longo de um semestre letivo. Localizamos os inéditos-viável e situações-limite durante a problematização do conteúdo-metodologia, como estratégia para fortalecer o diálogo-problematizador numa disciplina que hibridiza conteúdos escolares de Física e metodologia do ensino de Física.

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Biografia do Autor

Elena Maria Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria

Graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado pela Universidade Aberta de Portugal - Bolsa Capes. Professora-pesquisadora do Departamento Administração Escolar (ADE).Orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria. 

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licienciatura Em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é colaborador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultoria pedagógica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2017-09-24

Como Citar

Mallmann, E. M., Bastos, F. da P. de, & Müller, F. M. (2017). Problematização do conteúdo-metodologia como estratégia para fortalecer o diálogo-problematizador. Linguagens & Cidadania, 5(1). https://doi.org/10.5902/1516849229195