Problematização do conteúdo-metodologia como estratégia para fortalecer o diálogo-problematizador
DOI :
https://doi.org/10.5902/1516849229195Mots-clés :
Ensino-aprendizagem, Diálogo, FísicaRésumé
Sistematizamos as atividades de ensino-aprendizagem investigativa desenvolvidas na disciplina Didática I da Física (MEN 500) do curso de licenciatura em Física - Diurno da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Inicialmente localizamos o contexto e os sujeitos envolvidos na prática dialógico-problematizadora realizada no curso de formação escolar de professores. Apresentamos documentos oriundos das tarefas extra-classe (TE) implementadas num Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador na Perspectiva da Investigação-ação (AMEM), disponível em: <http://amem.ce.ufsm.br>. A partir desses, enfatizamos o quadro analítico gerado diante da implementação dos procedimentos didático-metodológicos investigativos ao longo de um semestre letivo. Localizamos os inéditos-viável e situações-limite durante a problematização do conteúdo-metodologia, como estratégia para fortalecer o diálogo-problematizador numa disciplina que hibridiza conteúdos escolares de Física e metodologia do ensino de Física.
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