PROFESSORES! POR ONDE VOCÊS TÊM ANDADO?

Auteurs-es

  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Simone Girardi Andrade Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849231519

Mots-clés :

Educação, Ensinar, Professores

Résumé

Baseado em resultados de investigação-ação educacional, oriundos de mais de uma década de trabalho colaborativo na escola, destacamos indicadores empíricos que sustentam e consolidam práticas educacionais e são, ainda, problematizadores do cotidiano escolar. Frente a isto são reformatadas algumas de nossas concepções, dentre as quais a de cidadania acoplada à prática investigativa-ativa escolar no atual contexto educacional brasileiro. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Licienciatura Em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é colaborador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, consultoria pedagógica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professor pesquisador da Universidade Aberta do Brasil e professor titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Simone Girardi Andrade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Faculdade de Psicologia pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), especialização em Psicologia Clínico-Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1998), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia Educacional e Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia da educação, formação continuada de professores, políticas de educação inclusiva, educação dialógica e colaborativa e investigação-ação educacional emancipatória. 

Références

ANDRADE, S. G. et.alii. Pesquisa ou investigação? As ações que queremos!

[on line] Disponível via internet em http:www.jornal-a-pagina.pt 1999.

ANDRADE, S. G. et. alii. Formação de professores e comunidades de

aprendizagem. [on line] Disponível via internet em

http://www.ufsm.br/linguagem_e_cidadania/02_99/FabioL%26CN2.htm 1999.

ANGOTTI, J. A., DE BASTOS, F. da P. e SOUZA, C. A. Uma Concepção de

Investigação Educacional e a Formação de Comunidades Críticas como

Alternativa de Educação Permanente. In: Alcance, nº 1, 1997:39-48, Itajaí,

SC.

CARR, W e KEMMIS, S. Becoming Critical: Education, knowledge and action

research, Brighton, UK:Falmer Press, 1986.

CUIA - Construindo a Unificação entre Investigação e Ação. CE/UFSM, Santa

Maria, RS, 1998.

DE BASTOS, F. da P. Pesquisa-ação emancipatória e prática educacional

dialógica. Tese de doutoramento, FEUSP/IFUSP, São Paulo, SP, 1995.

ERUFSM - Educação Recorrente da UFSM: adendo ao Projeto CUIA.

CE/UFSM, Santa Maria, RS, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

KEMMIS, S. La Formación del Profesor y la Creación y Extension de

Comunidades Críticas de Profesores. In: Investigación en la Escuela, nº 19,

:15-38, Sevilha, España.

KEMMIS, S. La investigación-acción y la política de la reflexión. In: ANGULO

PROFESSORES

http://coral.ufsm.br/lec/01_00/FabioL&C3.htm[11/03/2018 17:48:29]

RASCO, J.F. et.alii. (org.) Desarrollo professional del docente: política,

investigación y prática. Madrid: Editora Akal, 1999.

MOVA-RS - Movimento de Alfabetização de Adultos do Estado do Rio Grande

do Sul. SE/RS, Porto Alegre, RS, 1998.

PIRSIG. R. M. Zen e a arte da manutenção de motocicletas: uma investigação

sobre valores. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1988.

PRONERA - Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária.

INCRA/MPF, Brasília, DF, 1998.

REDES - Redes e Conhecimento Científico na Escola. CE/UFSM/CNPq, Santa

Maria, RS, Brasília, DF, 1998.

Téléchargements

Publié-e

2018-03-11

Comment citer

Bastos, F. da P. de, & Andrade, S. G. (2018). PROFESSORES! POR ONDE VOCÊS TÊM ANDADO?. Linguagens & Cidadania, 2(1). https://doi.org/10.5902/1516849231519