Alohomora: colaboração e agência distribuída abrindo espaços na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849289859

Palavras-chave:

Colaboração, Agência distribuída, Aprendizagem experiencial

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir sobre contribuições que aportes teóricos sobre colaboração e agência distribuída podem trazer para a sala de aula, considerando diferenças geracionais entre os elementos que a constituem, visto que os índices de evasão escolar tornam urgente a investigação sobre estratégias necessárias para reforçar o elo entre os sujeitos e a escola. Assim, uma questão norteadora que emerge é a de que, se entendemos a inteligência coletiva como uma perspectiva propiciadora de resultados mais eficientes em termos de motivação e de aprendizagem, por que ainda se insiste em práticas verticais e que não privilegiam o protagonismo estudantil em muitas salas de aula? Observe-se que em tal questão-problema está presente a dicotomia de paradigmas educacionais, a saber, o transgressor e o tradicional. Em função disso e com a intenção de que a discussão não aconteça apenas em termos teóricos, foram trazidos à discussão resultados de um projeto de ensino desenvolvido no XXX. Da mesma forma, revisão de literatura e entrevistas com professores e alunos participantes do projeto fazem parte da metodologia deste trabalho, com o objetivo de investigar como questões geracionais impactam os processos de ensinar e de aprender. Ainda, o estudante-bolsista do projeto – na qualidade de insider – apresenta sua percepção sobre como essa experiência impactou suas perspectivas sobre pesquisa e ensino. Como conclusão, reitera-se a ideia da educação linguística como estratégia eficiente de permanência e êxito dos estudantes na sala de aula, uma vez que a adoção de metodologias e de perspectivas de ensino que contemplam saberes atualizados e que dialogam com o mundo do aluno sabidamente atuam na motivação e na construção do sentimento de pertinência do jovem à escola. Como resultado, tem-se uma perspectiva de trabalho que funciona como aliada das atuais políticas públicas que buscam combater a crescente evasão de estudantes do Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Pereira de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Mestre e Doutora em Letras com área de concentração em Linguística Aplicada, interessa-se sobre processos colaborativos de aprender e ensinar, bem como por estratégias para conjugar na sala de aula os saberes resultantes de práticas sociais (não) escolares. Professora do IFRS Campus Rio Grande.

Kauã Pereira de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Estudante-formando do curso técnico Integrado ao Ensino Médio em Informática pela Internet. Membro do grupo de Pesquisa em Tecnologias, produção de materiais e linguística aplicada (TecLA - IFRS/CNPq). Interessa-se por computadores, esportes, por aprender conteúdos novos e ensinar os que conhece.

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

Almeida, A. C. P. de, & Almeida, K. P. de. (2025). Alohomora: colaboração e agência distribuída abrindo espaços na sala de aula. Linguagens & Cidadania, 22, e89859. https://doi.org/10.5902/1516849289859