Por que ainda se ensina gramática nas escolas?

Autores

  • Liane Dal Molin Wissmann APAE Ijuí

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230366

Palavras-chave:

Gramática, Escola

Resumo

Neste artigo tenho como principal objetivo discutir algumas noções iniciais sobre o por que de ensinar a gramática normativa nas escolas. Primeiramente faço um apanhado geral sobre alguns dos principais argumentos que vão contra a gramática normativa, sua estrutura e noções que utiliza. Logo em seguida trago o estudo de Vygotsky que aborda o tema, bem como suas argumentações e justificativa a favor do ensino da gramática às crianças. Concluo com algumas sugestões de autores como Bagno, Fávero e Zozzoli, de como esse ensino poderia ser mais bem desenvolvido e trazer resultados mais producentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Dal Molin Wissmann, APAE Ijuí

Possui graduação em Língua Estrangeira Inglês (2001) e pós-graduação em Ensino-aprendizagem de Línguas (2003), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e, pós-graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2014). Atuou como gerente da Coordenadoria de Educação a Distância e da Unidade de Educação Continuada da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, e também como Designer Educacional dos cursos desta Instituição e professora de cursos de tutoria. Atualmente é Diretora Administrativa da APAE Ijuí. 

Referências

BAGNO, Marcos. Dramática da língua portuguesa. Tradição gramatical, mídia & exclusão social. São Paulo: Edições Loyola. 2000.

CLARK. Romy; IVANIC, Róz. The politics of writing. Canada/Estados Unidos: Routledge, 1997.

FAVERO, Teresinha Oliveira. Gramática: objeto descartável? Trabalho apresentado no I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística – 1994, na UFBA, em Salvador/ Bahia.

SILVA, Rosa Virgínia Mattos e. (2000) Tradição Gramatical e Gramática Tradicional. 4ª edição. São Paulo: Contexto, 2000. (Repensando a Língua Portuguesa).

VERÍSSIMO, Luis Fernando. Sexa. In: Comédias para se ler na escola. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. pg. 53-54.

ZOZOLI, Rita Maria Diniz. O processo de constituição de uma gramática do aluno leitor/produtor de textos: a busca de autonomia. In: Trabalhos em Lingüística Aplicada, Número 33, Jan./Jun. 1999. Campinas (SP): UNICAMP/IEL – Setor de Publicações. Pg. 07-21.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. Tradução de CAMARGO, Jefferson Luiz. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

Wissmann, L. D. M. (2017). Por que ainda se ensina gramática nas escolas?. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230366

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)