Por que ainda se ensina gramática nas escolas?

Auteurs

  • Liane Dal Molin Wissmann APAE Ijuí

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849230366

Mots-clés :

Gramática, Escola

Résumé

Neste artigo tenho como principal objetivo discutir algumas noções iniciais sobre o por que de ensinar a gramática normativa nas escolas. Primeiramente faço um apanhado geral sobre alguns dos principais argumentos que vão contra a gramática normativa, sua estrutura e noções que utiliza. Logo em seguida trago o estudo de Vygotsky que aborda o tema, bem como suas argumentações e justificativa a favor do ensino da gramática às crianças. Concluo com algumas sugestões de autores como Bagno, Fávero e Zozzoli, de como esse ensino poderia ser mais bem desenvolvido e trazer resultados mais producentes.

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Biographie de l'auteur

Liane Dal Molin Wissmann, APAE Ijuí

Possui graduação em Língua Estrangeira Inglês (2001) e pós-graduação em Ensino-aprendizagem de Línguas (2003), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e, pós-graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2014). Atuou como gerente da Coordenadoria de Educação a Distância e da Unidade de Educação Continuada da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, e também como Designer Educacional dos cursos desta Instituição e professora de cursos de tutoria. Atualmente é Diretora Administrativa da APAE Ijuí. 

Références

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Publiée

2017-12-10

Comment citer

Wissmann, L. D. M. (2017). Por que ainda se ensina gramática nas escolas?. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230366

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