Discurso e atuação profissional: uma análise crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228527

Palavras-chave:

Discurso, Atuação profissional, Análise crítica

Resumo

O discurso pode ser analisado, em uma das suas três dimensões (Fairclough, 2001), com as ferramentas da gramática sistêmico-funcional (GSF). Este artigo tem por objetivo examinar depoimentos de alunas do curso de Pedagogia, habilitação em Supervisão Escolar, quando questionadas sobre os modos de atuação, como profissionais, fora da escola, para a melhoria das relações interpessoais. Foram coletadas dez respostas e nelas foi examinada a transitividade, em termos de processos, participantes e circunstâncias. Os dados obtidos foram posteriormente confrontados e, finalmente, fizeram-se inferências acerca dos resultados, os quais apontam para a prevalência de processos materiais e relacionais, e para a presença de Atores animados como agentes e como principal Portador o supervisor escolar. Pelos depoimentos, percebe-se que os sujeitos pesquisados vêem-se como responsáveis pelas ações supervisoras nas suas escolas e comunidades, para as quais buscam realizar ações do mundo concreto. Ao mesmo tempo, revelam a necessidade de aperfeiçoar-se pessoal e profissionalmente para o exercício do cargo que, em um futuro próximo, irão exercer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara, abordando os processos verbais no discurso jornalístico. Faz parte do Projeto internacional SAL (Systemics across Languages), da PUC/SP, da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social (UFSM) e do Grupo de Estudos em Linguística Funcional (UFOP). É também secretária da Associação Latino-Americana de Linguística Sistêmico-Funcional (ALSFAL). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal de Santa Maria, onde atua em cursos de graduação e de pós-graduação. Já trabalhou com Língua Portuguesa e Produção Textual em cursos de Letras, Pedagogia, Administração, Biologia, Matemática, Odontologia, Educação Física, dentre outros. Suas pesquisas envolvem Linguística Aplicada aos Estudos da Linguagem com foco em Língua Portuguesa na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional e do Sistema de Avaliatividade, com especial atenção para o tratamento dos dados utilizando a Linguística de Corpus.

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

HEBERLE, V. Análise crítica do discurso e estudos de gênero (gender): subsídios para a leitura e interpretação de textos. In: FORKTAMP, M. B. M. & TOMICHT, L. M. B. (org.). Aspectos de lingüística aplicada – estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 21. ed. London: Edward Arnold, 1994.

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 2004.

MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. O conhecimento dos gêneros textuais e a formação do profissional da linguagem. In: FORKTAMP, M. B. M. & TOMICHT, L. M. B. (org.). Aspectos de lingüística aplicada – estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Cabral, S. R. S. (2017). Discurso e atuação profissional: uma análise crítica. Linguagens & Cidadania, 7(1). https://doi.org/10.5902/1516849228527