Interdisciplinaridade e ensino de línguas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230364

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Ensino de línguas

Resumo

As ciências humanas cada vez se tornam mais especializadas, devido ao processo de complexificação por que passam as sociedades humanas. Não se pode ignorar o novo paradigma que ora se apresenta – o da ordem aliada à desordem e à organização. É no trabalho com línguas, especialmente no ensino de línguas estrangeiras, que cada vez mais se observa a presença do diferente étnica, social e politicamente. Trabalhar em uma perspectiva intercultural pode ser a solução (Morin, 2000; Fleuri, 2003), de modo que uma orientação pragmática do uso da linguagem permita aos sujeitos envolvidos no processo um movimento dialógico-discursivo, em que a interpretação dos fatos culturais articule-se com a culturalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Regina Scotta Cabral, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Mestrado (2002) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Realizou pós-doutoramento na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Leila Barbara, abordando os processos verbais no discurso jornalístico. Faz parte do Grupo do CNPq SAL (Sistêmica, Ambientes e Linguagens), da Linha de Pesquisa Linguagem no Contexto Social (UFSM) e do Grupo de Estudos em Linguística Funcional (UFOP). É membro a Associação de Linguística Sistêmico-Funcional da América Latina (ALSFAL). Atualmente é Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ABDALLAH-PRETCEILLE, M. A.; PORCHER, L. Éducation et communication interculturelle. Paris: PUF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e da Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. 1997.

FLEURI, R. M. Multiculturalismo e interculturalismo nos processos educativos. Disponível em www.ced.ufsc.br/nucleos/mover. Acesso em 19 ago. 2003a.

FLEURI, R. M. Educação intercultural e complexidade: implicações epistemológicas e perspectivas pedagógicas da educação intercultural no Brasil. Disponível em www.ced.ufsc.br/nucleos/mover. Acesso em 19 ago. 2003b.

MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.

Downloads

Publicado

2017-12-10

Como Citar

Cabral, S. R. S. (2017). Interdisciplinaridade e ensino de línguas. Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230364