Discurso e atuação profissional: uma análise crítica
DOI :
https://doi.org/10.5902/1516849228527Mots-clés :
Discurso, Atuação profissional, Análise críticaRésumé
O discurso pode ser analisado, em uma das suas três dimensões (Fairclough, 2001), com as ferramentas da gramática sistêmico-funcional (GSF). Este artigo tem por objetivo examinar depoimentos de alunas do curso de Pedagogia, habilitação em Supervisão Escolar, quando questionadas sobre os modos de atuação, como profissionais, fora da escola, para a melhoria das relações interpessoais. Foram coletadas dez respostas e nelas foi examinada a transitividade, em termos de processos, participantes e circunstâncias. Os dados obtidos foram posteriormente confrontados e, finalmente, fizeram-se inferências acerca dos resultados, os quais apontam para a prevalência de processos materiais e relacionais, e para a presença de Atores animados como agentes e como principal Portador o supervisor escolar. Pelos depoimentos, percebe-se que os sujeitos pesquisados vêem-se como responsáveis pelas ações supervisoras nas suas escolas e comunidades, para as quais buscam realizar ações do mundo concreto. Ao mesmo tempo, revelam a necessidade de aperfeiçoar-se pessoal e profissionalmente para o exercício do cargo que, em um futuro próximo, irão exercer.Téléchargements
Références
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
HEBERLE, V. Análise crítica do discurso e estudos de gênero (gender): subsídios para a leitura e interpretação de textos. In: FORKTAMP, M. B. M. & TOMICHT, L. M. B. (org.). Aspectos de lingüística aplicada – estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. 21. ed. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M. A. K. An introduction to functional grammar. London: Edward Arnold, 2004.
MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. O conhecimento dos gêneros textuais e a formação do profissional da linguagem. In: FORKTAMP, M. B. M. & TOMICHT, L. M. B. (org.). Aspectos de lingüística aplicada – estudos em homenagem ao professor Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, 2000.