LETRAMENTO CRÍTICO: UMA ABORDAGEM CRÍTICO-SOCIAL DOS TEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849232421Palavras-chave:
Letramento Crítico, Ensino de línguas materna e estrangeira, Texto na sala de aulaResumo
O Letramento Crítico (LC) é a habilidade de ler um texto de maneira ativa e reflexiva com o intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça na sociedade. Este artigo tem como objetivo conceituar o LC e as suas contribuições para o meio social, propor o ensino da gramática associada ao LC, bem como estimular a utilização dessa perspectiva de leitura na escola. Autores como Andreotti (2008), Cervetti; Pardales e Damico (2001), Duboc (2016), Jordão e Fogaça (2007; 2012), Jordão (2016), Paulo Freire (1997;1989), entre outros, nos incentivam a refletir, na escola, os aspectos socioculturais e a importância do LC para a construção de uma sociedade que se preocupa com a coletividade. Nesse sentido, a escola torna-se um espaço de questionamento, por meio do diálogo, de assuntos significativos para a vida em comunidade, levando em consideração a importância da participação do estudante na realidade que o envolve de forma crítica, estimulando ações sociais de justiça e igualdade.
Downloads
Referências
ANDREOTTI, V. Innovative methodologies in global citizenship education: the OSDE initiative. Global citizenship in the English language classroom. British Council, p. 40-47, 2008.
BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos PCN na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEMTEC, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2016.
CARBONIERI, D. Descolonizando o Ensino de Literaturas de Língua Inglesa. In: JESUS, D. M. de.; CARBONIERI, D. (org). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A Tale of Differences: Comparing the Traditions, Perspectives, and Educational Goals of Critical Reading and critical literacy. Reading On-line, v. 4, n. 9, 2001. Disponível em: . Acesso em: 4 jan. 2016.
DUBOC, A. P. M. A avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma proposta. In: JESUS, D. M. de; CARBONIERI, D. (org). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 57-79.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UnB, 2001.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GADOTTI, M. A boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido. São Paulo: Ghubras, 2003.
JANKS, H. Panorama sobre Letramento Crítico. In: JESUS, D. M. de.; CARBONIERI, D. (org). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 21-39.
JESUS, D. M. de.; CARBONIERI, D. (org). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
JORDÃO, C. M. O que todos sabem... ou não: letramento crítico e questionamento conceitual. Revista Crop, dez., 2007. p. 21-46.
JORDÃO, C. M. No tabuleiro da professora tem... Letramento crítico? In: JESUS, D. M. de.; CARBONIERI, D. (org). Práticas de Multiletramentos e Letramento Crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 47. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 41-53.
JORDÃO, C. M.; FOGAÇA, F. C. Ensino de inglês, Letramento Crítico e cidadania: um triângulo amoroso bem-sucedido. Revista Línguas & Letras, v. 8, n. 14, p. 79-105. 2007.
JORDÃO, C. M. Critical literacy in the English language classroom. DELTA, v. 28, n. 1, p. 69-84, 2012.
LOPES, M. C. L.; ANDREOTTI, V.; MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Uma breve introdução ao Letramento Crítico na educação em línguas estrangeiras. Paraná, 2006. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/7965991/letramento-critico>. Acesso em: 6 jan. 2016.
MATTOS, A. M. de A.; VALÉRIO, K. M. Letramento Crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. RBLA, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010.
MONTE MÓR, W. Língua e Diversidade Cultural nas Américas Multiculturais. Interfaces Brasil/Canadá, v. 1, n. 2, p. 145-161, 2002.
OPEN SPACES for Development and Enquiry project (OSDE). Disponível em: <http://www.osdemethodology.org.uk/>. Acesso em: 16 mai. 2016.
SARDINHA, P. M. M. O Letramento Crítico na Educação de Jovens e Adultos da rede estadual a partir de atividades com canções e outros textos multimodais em Língua Inglesa. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica). Colégio Pedro II. Rio de Janeiro, 2017.
SOUZA, G. R. de. Novos significados para o ensino e aprendizagem de inglês: o Letramento Crítico em uma turma de aceleração. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada). UFMG. Belo Horizonte, 2014.
TAKAKI, N. H. Contribuições de teorias recentes de Letramentos Críticos para inglês instrumental. RBLA, v. 12, n. 4, p. 971-996, 2012.
TERZI, S. B.; PONTE, G. L. A identificação do cidadão no processo de Letramento Crítico. Perspectiva, v. 24, n. 2, p. 665-686, jul./dez. 2006.