LETRAMENTO CRÍTICO: UMA ABORDAGEM CRÍTICO-SOCIAL DOS TEXTOS
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849232421Schlagworte:
Letramento Crítico, Ensino de línguas materna e estrangeira, Texto na sala de aulaAbstract
O Letramento Crítico (LC) é a habilidade de ler um texto de maneira ativa e reflexiva com o intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça na sociedade. Este artigo tem como objetivo conceituar o LC e as suas contribuições para o meio social, propor o ensino da gramática associada ao LC, bem como estimular a utilização dessa perspectiva de leitura na escola. Autores como Andreotti (2008), Cervetti; Pardales e Damico (2001), Duboc (2016), Jordão e Fogaça (2007; 2012), Jordão (2016), Paulo Freire (1997;1989), entre outros, nos incentivam a refletir, na escola, os aspectos socioculturais e a importância do LC para a construção de uma sociedade que se preocupa com a coletividade. Nesse sentido, a escola torna-se um espaço de questionamento, por meio do diálogo, de assuntos significativos para a vida em comunidade, levando em consideração a importância da participação do estudante na realidade que o envolve de forma crítica, estimulando ações sociais de justiça e igualdade.
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