LETRAMENTO CRÍTICO: UMA ABORDAGEM CRÍTICO-SOCIAL DOS TEXTOS

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849232421

Schlagworte:

Letramento Crítico, Ensino de línguas materna e estrangeira, Texto na sala de aula

Abstract

O Letramento Crítico (LC) é a habilidade de ler um texto de maneira ativa e reflexiva com o intuito de compreender as relações de poder, de desigualdade e de injustiça na sociedade.  Este artigo tem como objetivo conceituar o LC e as suas contribuições para o meio social, propor o ensino da gramática associada ao LC, bem como estimular a utilização dessa perspectiva de leitura na escola. Autores como  Andreotti  (2008),   Cervetti;  Pardales  e  Damico (2001), Duboc  (2016),  Jordão  e  Fogaça  (2007; 2012),  Jordão  (2016),  Paulo  Freire  (1997;1989),  entre  outros,  nos  incentivam  a refletir, na escola, os aspectos socioculturais e a importância do LC para  a  construção  de  uma  sociedade  que  se  preocupa  com  a  coletividade. Nesse sentido, a escola torna-se um espaço de questionamento,  por  meio  do  diálogo,  de  assuntos significativos  para  a  vida  em  comunidade,  levando  em  consideração  a  importância  da participação  do  estudante  na  realidade  que  o  envolve  de  forma  crítica,  estimulando  ações sociais de justiça e igualdade.  

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Autor/innen-Biografie

Patrícia Miranda Medeiros Sardinha, Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC)

Mestre em Educação pelo Colégio Pedro II, Rio de Janeiro. Possui Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores (2002). Graduada em Letras - Português / Inglês também pela UERJ / FFP (2000). Já lecionou Inglês na rede privada de ensino no município de São Gonçalo. Atua como professora de Língua Inglesa, desde 2005, na rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro, no município de Niterói, lecionando no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

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Veröffentlicht

2018-12-28

Zitationsvorschlag

Sardinha, P. M. M. (2018). LETRAMENTO CRÍTICO: UMA ABORDAGEM CRÍTICO-SOCIAL DOS TEXTOS. Linguagens & Cidadania, 20. https://doi.org/10.5902/1516849232421