O sistema de quotas e os recursos argumentativos manisfestos: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228967

Palavras-chave:

Cotas, Sistema de quotas, Recursos argumentativos

Resumo

Este trabalho retoma questões relativas ao Tratado da Argumentação, de PerelmanTyteca (1996), visto que se concentra na identificação de argumentos contrários e favoráveis ao sistema de quotas para afro-brasileiros, nas universidades brasileiras. Embora tenha como foco de análise os recursos argumentativos utilizados nos (três) textos selecionados, este estudo, a nosso ver, não tem a pretensão de examinar exaustivamente questões relativas à argumentatividade. Antes, visa à compreensão e decodificação das estratégias argumentativas — favoráveis ou contrárias — às quotas para negros nas universidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Callegaro Corrêa Kader, Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1989) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul.

Débora Marshall

Graduei-me em Letras - Licenciatura Português e Inglês em 2002, pela UFSM. Trabalhei como professora entre os anos de 2002 e 2009, atuando tanto na rede pública como na rede particular de ensino. Atualmente atuo junto à Secretaria do Curso de Educação Especial Diurno.

Gabriela Quatrin Marzari, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Gabriela Quatrin Marzari é graduada em Letras ? Licenciatura Dupla: Inglês/Português e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição de ensino (2005) e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Católica de Pelotas (2014). Atualmente, é professora do Curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria.

Liane Dal Molin Wissmann, APAE Ijuí

Possui graduação em Língua Estrangeira Inglês (2001) e pós-graduação em Ensino-aprendizagem de Línguas (2003), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e, pós-graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2014). Atuou como gerente da Coordenadoria de Educação a Distância e da Unidade de Educação Continuada da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, e também como Designer Educacional dos cursos desta Instituição e professora de cursos de tutoria. Atualmente é Diretora Administrativa da APAE Ijuí. 

Referências

COMUNIDADE VIRTUAL DE LINGUAGEM (CVL). Disponível em: http://groups.yahoo.com/group/CVL. Acesso em: 18 abr. 2004.

GARCIA, O. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1985.

PERELMAN, C. & TYTECA, L. O. Tratado de Argumentação. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VOGT, C. A. Linguagem, pragmática e ideologia. Campinas: Hucitec, 1980

Downloads

Publicado

2017-09-07

Como Citar

Kader, C. C. C., Marshall, D., Marzari, G. Q., & Wissmann, L. D. M. (2017). O sistema de quotas e os recursos argumentativos manisfestos: um estudo de caso. Linguagens & Cidadania, 6(1). https://doi.org/10.5902/1516849228967

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)