O sistema de quotas e os recursos argumentativos manisfestos: um estudo de caso

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1516849228967

Mots-clés :

Cotas, Sistema de quotas, Recursos argumentativos

Résumé

Este trabalho retoma questões relativas ao Tratado da Argumentação, de PerelmanTyteca (1996), visto que se concentra na identificação de argumentos contrários e favoráveis ao sistema de quotas para afro-brasileiros, nas universidades brasileiras. Embora tenha como foco de análise os recursos argumentativos utilizados nos (três) textos selecionados, este estudo, a nosso ver, não tem a pretensão de examinar exaustivamente questões relativas à argumentatividade. Antes, visa à compreensão e decodificação das estratégias argumentativas — favoráveis ou contrárias — às quotas para negros nas universidades brasileiras.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Carla Callegaro Corrêa Kader, Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras Português Inglês pelo Centro Universitário Franciscano (1989) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), doutorado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Santa Maria (2014). Atualmente é professora do Instituto Federal Farroupilha, campus de São Vicente do Sul.

Débora Marshall

Graduei-me em Letras - Licenciatura Português e Inglês em 2002, pela UFSM. Trabalhei como professora entre os anos de 2002 e 2009, atuando tanto na rede pública como na rede particular de ensino. Atualmente atuo junto à Secretaria do Curso de Educação Especial Diurno.

Gabriela Quatrin Marzari, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Gabriela Quatrin Marzari é graduada em Letras ? Licenciatura Dupla: Inglês/Português e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição de ensino (2005) e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Católica de Pelotas (2014). Atualmente, é professora do Curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria.

Liane Dal Molin Wissmann, APAE Ijuí

Possui graduação em Língua Estrangeira Inglês (2001) e pós-graduação em Ensino-aprendizagem de Línguas (2003), pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, mestrado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2005) e, pós-graduação em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2014). Atuou como gerente da Coordenadoria de Educação a Distância e da Unidade de Educação Continuada da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, e também como Designer Educacional dos cursos desta Instituição e professora de cursos de tutoria. Atualmente é Diretora Administrativa da APAE Ijuí. 

Références

COMUNIDADE VIRTUAL DE LINGUAGEM (CVL). Disponível em: http://groups.yahoo.com/group/CVL. Acesso em: 18 abr. 2004.

GARCIA, O. Comunicação em prosa moderna. Rio de Janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1985.

PERELMAN, C. & TYTECA, L. O. Tratado de Argumentação. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

REBOUL, O. Introdução à retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

VOGT, C. A. Linguagem, pragmática e ideologia. Campinas: Hucitec, 1980

Téléchargements

Publié-e

2017-09-07

Comment citer

Kader, C. C. C., Marshall, D., Marzari, G. Q., & Wissmann, L. D. M. (2017). O sistema de quotas e os recursos argumentativos manisfestos: um estudo de caso. Linguagens & Cidadania, 6(1). https://doi.org/10.5902/1516849228967

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s