Formação e identidade de professores de línguas (estrangeiras)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849230363

Palavras-chave:

Identidade, Formação, Professores, Língua Estrangeira

Resumo


Este trabalho apresenta uma discussão sobre a formação de professores de Línguas (Estrangeiras) (primeira parte) e as representações de professores de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) sobre suas identidades profissionais (segunda parte). Sobre a formação pré-serviço especificamente, atento para o conseqüente despreparo desses profissionais frente às exigências de eventuais contextos de atuação, explicitando as origens desse problema e algumas estratégias para superá-lo. Três aspectos considerados preponderantes à formação pré-serviço de professores de línguas (estrangeiras) serão abordados nesse sentido. Quanto à questão da identidade, apresento a concepção de aprendizes e professores de Inglês como Língua Estrangeira sobre competência comunicativa e analiso as representações e posições identitárias desses sujeitos enquanto aprendizes e professores de língua estrangeira. A base teórica apóia-se na extensa discussão sobre formação de professores, visando à prática crítico-reflexiva para o ensino de línguas, nos pressupostos sócio-interacionistas/construtivistas vigotskianos e nas atuais investigações sobre representação e identidade de aprendizes e professores de Língua Inglesa. O presente estudo justifica-se principalmente pela crítica que faz à formação de meros reprodutores de técnicas de ensino, priorizando a formação reflexiva de professores de línguas.

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Biografia do Autor

Gabriela Quatrin Marzari, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Gabriela Quatrin Marzari é graduada em Letras ? Licenciatura Dupla: Inglês/Português e respectivas literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria (2003). É mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição de ensino (2005) e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Católica de Pelotas (2014). Durante a graduação, desenvolveu pesquisa na área de Estudos Literários e Linguísticos, especialmente na pesquisa sobre gêneros textuais, ensino de línguas (estrangeiras) e formação de professoras. Como professora de língua inglesa, atuou em diferentes contextos de ensino: cursos livres de línguas e de extensão, escolas de ensino médio e universidades. Atualmente, é professora do Curso de Letras do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria.

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Publicado

2017-12-10

Como Citar

Marzari, G. Q. (2017). Formação e identidade de professores de línguas (estrangeiras). Linguagens & Cidadania, 5(2). https://doi.org/10.5902/1516849230363

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