Formação e identidade de professores de línguas (estrangeiras)
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849230363Palavras-chave:
Identidade, Formação, Professores, Língua EstrangeiraResumo
Este trabalho apresenta uma discussão sobre a formação de professores de Línguas (Estrangeiras) (primeira parte) e as representações de professores de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) sobre suas identidades profissionais (segunda parte). Sobre a formação pré-serviço especificamente, atento para o conseqüente despreparo desses profissionais frente às exigências de eventuais contextos de atuação, explicitando as origens desse problema e algumas estratégias para superá-lo. Três aspectos considerados preponderantes à formação pré-serviço de professores de línguas (estrangeiras) serão abordados nesse sentido. Quanto à questão da identidade, apresento a concepção de aprendizes e professores de Inglês como Língua Estrangeira sobre competência comunicativa e analiso as representações e posições identitárias desses sujeitos enquanto aprendizes e professores de língua estrangeira. A base teórica apóia-se na extensa discussão sobre formação de professores, visando à prática crítico-reflexiva para o ensino de línguas, nos pressupostos sócio-interacionistas/construtivistas vigotskianos e nas atuais investigações sobre representação e identidade de aprendizes e professores de Língua Inglesa. O presente estudo justifica-se principalmente pela crítica que faz à formação de meros reprodutores de técnicas de ensino, priorizando a formação reflexiva de professores de línguas.
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