Análise de escolhas léxico-gramaticais em um discurso de formatura: representação para a profissão de fisioterapeuta

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228002

Palavras-chave:

Representações, Lexico-gramática, Transitividade, Discurso de formatura

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar a linguagem utilizada para criar representações em um discurso de formatura de Fisioterapia. O objetivo é ver como as escolhas lexico-gramaticais representam a profissão no discurso do falante. Para isso, utilizamos a Gramática Funcional Sistêmica por Halliday & Matthiessen (2004) sobre o que diz respeito ao sistema de transitividade, responsável pela metafunção experiencial. Observamos representações para duas profissões: professor e fisioterapeuta. Através dos papéis lexico-gramaticais de Actor, Senser e Carrier, o falante se representa como professor, uma vez que é o papel que ele executa no momento da celebração da formatura. Por outro lado, seus antecedentes educacionais permitem que ele também atue como fisioterapeuta, principalmente como Senser. Assim, os fisioterapeutas são representados como profissionais que precisam se sentir entusiasmados ao realizar suas atividades com seus pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFSM. Doutora em Letras. Pesquisadora do GRPesq. Linguagem como Prática Social e do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP).

Elisane Scapin Cargnin, Escola Estadual Professora Edna May Cardoso

Professora de Língua Portuguesa graduada pela UNIFRA. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e integrante do Núcleo de Estudos em Língua Portuguesa (NELP/UFSM).

Referências

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Tradução e organização de Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.

HALLIDAY, M.A.K. & HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.

HALLIDAY, M.A.K. An introduction to functional grammar. 2th ed. London: Arnold, 1994.

HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3 th ed. London: Arnold, 2004.

FUZER, C. Formas de representação de atores sociais no contexto jurídico penal. Revista The ESPecialist, São Paulo, SP, 2010 (no prelo).

FUZER, C. Linguagem e representação nos autos de um processo penal: como operadores do direito representam atores sociais em um sistema de gêneros. Santa Maria: UFSM, 2008. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.

VAN LEUVEEN, T. A representação dos atores sócias. In: Pedro, E. R (org) Análise Crítica do discurso. Lisboa: Caminho, 1997.

Downloads

Publicado

2017-07-08

Como Citar

Fuzer, C., & Cargnin, E. S. (2017). Análise de escolhas léxico-gramaticais em um discurso de formatura: representação para a profissão de fisioterapeuta. Linguagens & Cidadania, 13(1). https://doi.org/10.5902/1516849228002

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)