Uma proposta de análise de editorial como gênero textual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228045

Palavras-chave:

Género textual, Editorial, Contexto, Marcas lingüísticas de la argumentación

Resumo

Investigaciones acerca de géneros textuales demuestran la funcionalidad de esse aspecto para la enseñanza de lengua. En ese sentido, el objetivo de este trabajo es presentar algunas nociones teóricas sobre géneros textuales, así como el análisis de un género mediático: el editorial. Utilizando como base la concepción de género como acción social (BAZERMAN, 2006), el intuito es proporcionar subsidios teóricos y metodológicos para el trabajo con ese género textual en las clases de lengua portuguesa. Como el editorial se organiza predominantemente por el modo disertativo-argumentativo, presentamos algunas marcas lingüísticas (índices de evaluación, operadores argumentativos, modalizadores) que pueden ser encontradas en ese modo de organización. El análisis evidencia las especificidades de los editoriales, permitiendo su reconocimiento como género textual, una vez que siguen um padrón de funcionamiento y organización. Así, percibimos que, para comprender un texto e identificar el género textual a que pertenece, es preciso que observemos una serie de factores contextuales y elementos lingüísticos, ya que la lengua ofrece diversas posibilidades de construcción de sentido de acuerdo con la intención del hablante/escritor en cada situación socio-comunicativa.

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Biografia do Autor

Tatiana Gloor Teixeira, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Letras - Habilitação Português e Literaturas (2008), especialização em Gestão Educacional (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atuou como tutora a distância da UAB/UFSM durante quatro anos. Atualmente é orientadora pedagógica da Prefeitura Municipal de Sapucaia do Sul.

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Realizou Estágio de Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), em Portugal. Atuou como professora de língua portuguesa na rede pública estadual do Rio Grande do Sul, no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Professora Associada no Departamento de Letras Vernáculas e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua no ensino presencial e a distância (EAD). Desenvolve pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional, abordando principalmente os seguintes temas: ensino de leitura e produção textual, gêneros textuais e Linguística Sistêmico-Funcional, linguagem e representação, Linguística Forense. É coordenadora do projeto Ateliê de Textos na UFSM.

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Publicado

2017-07-08

Como Citar

Teixeira, T. G., & Fuzer, C. (2017). Uma proposta de análise de editorial como gênero textual. Linguagens & Cidadania, 13(1). https://doi.org/10.5902/1516849228045

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