Representações em discursos de paraninfos sobre a profissão de professor nos cursos de ciências contábeis e fisioterapia
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849222436Palavras-chave:
Gramática Sistêmico-Funcional, Discurso de formatura, Representações, ProfessorResumo
Este trabalho tem o propósito de analisar a linguagem usada para manifestar representações sobre o professor e a sua profissão em discursos de paraninfos para solenidades de formatura. Foram usados pressupostos teóricos da Gramática Sistêmico-Funcional de Halliday & Matthiessen (2004) para análise das escolhas léxico-gramaticais em articulação com as formas de representação dos atores sociais no nível sociossemântico propostas por van Leeuwen (1997). Constataram-se diferentes representações sobre a profissão de professor em dois contextos específicos. No discurso da paraninfa do curso de Fisioterapia, o professor, na função de agente em orações materiais, mentais e relacionais, é representado principalmente com a missão de entusiasmar os alunos para o ofício da fisioterapia e aconselhá-los a amarem a profissão. No discurso do paraninfo das Ciências Contábeis, o professor, na função de agente em orações relacionais e mentais, é representado como detentor e transmissor de conhecimento e como amigo e conselheiro dos alunos.Downloads
Referências
BARBARA, L.; MACEDO, C. M. M. de. Processos verbais em artigos acadêmicos: padrões de realização da mensagem. In: BARBARA, L.; MOYANO, E. Textos em linguagem acadêmica: explorações sistêmico-funcionais em espanhol e português. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.
FUZER, C. Formas de representação de atores sociais no contexto jurídico penal. The ESPecialist, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 21-47, 2010.
FUZER, C. Contexto e léxico-gramática em interação: análise de uma sentença condenatória. Revista Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 113-132, jan./jun. 2010.
FUZER, C. Linguagem e representação nos autos de um processo penal: como operadores do direito representam atores sociais em um sistema de gêneros. 270 fl. Tese (Doutorado em Letras), Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.
FUZER, C.; CABRAL, S. R. S.; OLIONI, R. C. A seleção brasileira de futebol a serviço da cerveja: análise multifuncional de texto na perspectiva da gramática sistêmico-funcional. Calidoscópio, São Leopolodo, v. 9, n. 3, p. 188-197, set./dez. 2011.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Brasil: Paz e Terra, 1997.
GIERING, M. E. A organização retórica macroestrutural de artigos de divulgação científica midiática para adultos e para jovens: fatores influentes. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LETRAS E LINGUÍSTICA, 1., Uberlândia, 2009. Anais... Uberlândia: EDUFU, 2009. Disponível em: <http://www.ileel.ufu.br/anaisdosilel/pt/arquivos/gt_lg03_artigo_7.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2013.
Revista Linguagens & Cidadania, Santa Maria, UFSM, n. 26, 2014
GOMES, M. C. A. Corpo, política e tecnologização: um estudo da representação de Dilma Rousseff no contexto da mídia. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 12, n. 1, p. 11-29, 2011.
HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, context, and text: aspects of language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
HALLIDAY, M.A.K.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3th ed. London: Arnold, 2004.
HASAN, R. The structure of a text. In: Halliday, M.A.K.; HASAN H. Language, context and text: aspects of a language in a social-semiotic perspective. Oxford: Oxford University Press, 1989.
MELO, S. H. D.; NUNES, J. G. O discurso da medicina e da reza na (re)construção de identidades. Cadernos de Linguagem e Sociedade, v. 12, n. 1, p. 104-127, 2011.
MEURER, J. L. Ampliando a noção de contexto na Lingüística Sistêmico-Funcional e na Análise Crítica do Discurso. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n.esp, p. 133-157, 2004.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Trad. Pedrinho A. Guareschi. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MOTTA-ROTH, D. Popularização da ciência como prática social e discursiva. Coleção Hipers@beres, v. 1, nov. 2009. Disponível em: . Acesso em: 11 fev. 2013.
MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
PENHA, D. T. S. Aspectos discursivos que constituem a autoria no gênero resenha acadêmica. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN, 7., Curitiba, fev. 2011. Anais... Curitiba: ABRALIN, 2011. p. 960-973. Disponível em: <http://www.abralin.org/abralin11_cdrom/artigos/Dalva_Teixeira.pdf>. Acesso em: 11 fev. 2013.
RICHTER, M. G.; AMARAL, J. Papel Social e Emancipação: Discutindo as Bases da Profissão Docente. SIGNUM: Estud. Ling., Londrina, n. 14/1, p. 523-550, jun. 2011.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 1997.
VAN LEEUWEN, T. A representação dos actores sociais. In: PEDRO, E. R. (Org.). Análise Crítica do Discurso. Lisboa: Caminho, 1997.
VAN LEEUWEN, T. Discourse and Practice: New Tools for Critical Discourse Analysis. New York: Oxford University Press, 2008.
Revista Linguagens & Cidadania, Santa Maria, UFSM, n. 26, 2014
VIVAN, E.G.S. Principais usos de processos verbais e metáforas interpessoais em artigos de Linguística Aplicada. São Paulo: PUCSP, 208 fl. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.