Mecanismos de institucionalização da atividade jurídica: pressupostos sociológicos para análise linguística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849228529

Palavras-chave:

Atividade jurírica, Análise linguística, Institucionalização

Resumo

Considerando-se a perspectiva de linguagem que se insere nos estudos da Análise Crítica do Discurso, em que se analisam aspectos sócio-culturais que vão além de estudos tradicionais de descrição e explicação de elementos lingüísticos, pretende-se, neste trabalho, verificar alguns mecanismos de institucionalização das atividades realizadas pelo grupo dos operadores do Direito, que desempenham papéis específicos perante os demais grupos sociais e, de certa forma, mantêm a ordem social. A partir do conhecimento dos mecanismos de institucionalização, segundo os pressupostos teóricos de Veblen (1980), Berger & Luckmann (1985), Pross (1980), Elias & Scottson (2000), Bourdieu (1996), Fairclough (2003) e Bazerman (2004), busca-se depreender como os operadores do direito organizam e controlam suas atividades na sociedade e em que medida os textos que produzem ajudam a realizar tais atividades. Para isso, consideram-se textos que compõem os autos de um processo da Vara Criminal e de um processo da Vara Civil. A análise permitiu constatar que o processo penal pode ser considerado um sistema de gêneros que organiza o sistema de atividades típicas da instituição jurídica. As reflexões, realizadas à luz das teorias sociológicas estudadas, possibilitam perceberem-se algumas razões pelas quais a linguagem utilizada nos textos utilizados por esse grupo social é considerada, muitas vezes, hermética pelos indiví- duos de outros grupos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Fuzer, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Letras, com Mestrado e Doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Realizou Estágio de Doutorado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL), em Portugal. Atuou como professora de língua portuguesa na rede pública estadual do Rio Grande do Sul, no Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Professora Associada no Departamento de Letras Vernáculas e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua no ensino presencial e a distância (EAD). Desenvolve pesquisas em Linguística Sistêmico-Funcional, abordando principalmente os seguintes temas: ensino de leitura e produção textual, gêneros textuais e Linguística Sistêmico-Funcional, linguagem e representação, Linguística Forense. É coordenadora do projeto Ateliê de Textos na UFSM.

Referências

BACCIOTTI, Rui Carlos Duarte. Processo e o Tribunal do Júri no Brasil. Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=1070. Acesso em: 15 abr. 2005.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 261- 306. Cap. “Gêneros do discurso”.

BAZERMAN, C. Speech Acts, Genres, and Activity Systems: How Texts Organize Activity and People. In: BAZERMAN, C. & PRIOR, P. (Orgs.). What writing does and how it does it. An introduction to analizing texts and textual practices. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, 2004. p. 279-307.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. Tradução e organização de Angela Paiva Dionísio e Judith Chambliss Hoffnagel. São Paulo: Cortez, 2005.

BERGER, P. & LUCKMANN, T. A construção social da realidade. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas lingüísticas: o que falar quer dizer. Tradução de Sérgio Miceli. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos. 1988.

DAMIÃO, R. T. & HENRIQUES, A. Curso de Português Jurídico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

DAHER, Marlusse Pestana. O júri. Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id-1070. Acesso em: 15 abr. 2005.

DAMIÃO, T. D. & HENRIQUES, A. Curso de Português Jurídico. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

ELIAS, N. & SCOTSON, J. L. Os estabelecidos e os outsiders. Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London/New York: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Tradução: Izabel Magalhães. Brasília: Ed. UnB, 2001.

HEBERLE, V. Análise crítica do discurso e estudos de gênero: subsídios para a leitura e interpretação de textos. In: FORTKAMP, M.; TOMUCTH, L. (Orgs.). Aspectos da Lingüística Aplicada: Estudos em homenagem ao Prof. Hilário Inácio Bohn. Florianópolis: Insular, p. 167-184, 2000.

MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Gêneros textuais e práticas discursivas. São Paulo: EDUSC, 2002.

MEURER, J. L. Esboço de um modelo de produção de textos. In: MEURER, J. L. & MOTTA-ROTH, D. (Orgs.). Parâmetros de textualização. Santa Maria: Ed. da UFSM, 1997.

OLIVEIRA, Marcus Vinícius Amorim de. O julgamento em plenário do Júri Popular. Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id-1070. Acesso em: 15 abr. 2005.

PROSS, H. Estructura simbólica del poder. Barcelona: Editorial Gili, 1980.

VEBLEN, T. Teoria da classe ociosa. A Alemanha imperial e a revolução industrial. Tradução de Bolívar Lamounier e Olívia Krähebühl. São Paulo: Abril, 1980.

Downloads

Publicado

2017-08-09

Como Citar

Fuzer, C. (2017). Mecanismos de institucionalização da atividade jurídica: pressupostos sociológicos para análise linguística. Linguagens & Cidadania, 7(1). https://doi.org/10.5902/1516849228529