POR UMA TERRA SEM MALES: UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL

Autores

  • Willer Araujo Barbosa Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/1516849231497

Palavras-chave:

Educação, Ensinar

Resumo

POR UMA TERRA SEM MALES: UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willer Araujo Barbosa, Universidade Federal de Viçosa

Licenciado em Filosofia (UFMG, 1984), doutor em Educação (UFSC, 2005, e Universidade do Porto, Portugal, 2003), com pós-doutorado em História Oral e Imagem (UFF, 2012) onde atuou como professor visitante. Professor Associado do Departamento de Educação (DPE/ UFV), exerceu a chefia departamental e a coordenação do curso de Licenciatura em Educação do campo e Agroecologia. 

Referências

ARROYO, Miguel Gonçalez. A questão cultural e a estrutura escolar.

Florianópolis: 2001. (Palestra proferida ao Núcleo de Estudos Negros).

BARBOSA, Willer Araujo e, OLIVEIRA, Sueli Noronha de. O Programa de

Formação de Monitores da zona da mata mineira. Anais do Seminário de

educação – Paulo Freire e a contemporaneidade. São Gonçalo: UERJ, 2001.

BELTRAME, Sônia. MST, professores e professoras – sujeitos em

movimento. São Paulo: USP, 2000. Tese de doutorado.

BETTO, Frei. Para uma melhor distribuição de terras - o desafio da Reforma

Agrária. Rio de Janeiro: Loyola, 1999.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A educação popular enquanto projeto

emancipatório. Porto Alegre: Fórum Mundial de Educação, 2001.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei 9394. Brasília,

Governo Federal, 1996.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. São Paulo: Cia das letras, 1993.

CEDEFES (Centro de Documentação Eloy Ferreira da Silva). Agenda popular.

Belo Horizonte, 1999.

DAGNINO, Evelina. Anos 90 - Sociedade e Política. São Paulo: Brasiliense,

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

http://coral.ufsm.br/lec/02_02/WillerLC8.htm[11/03/2018 16:32:17]

FLEURI, Reinaldo Matias e COSTA, Marisa Vorraber. Travessia: questões e

perspectivas emergentes na pesquisa em educação popular. Ijuí: Unijuí, 2001.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Loyola, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática

educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, Moacir. Diversidade Cultural e Educação para Todos. Rio de

Janeiro: Graal, 1992.

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire – uma Biobibliografia. São Paulo: Cortez, 1996

GEERTZ, Clifford. O Saber Local – Novos ensaios em antropologia

interpretativa. Petrópolis: Vozes, 1997.

GOULART, Ferreira. Poesia completa. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1999.

HELLER, Agnes. Para mudar a vida - felicidade, liberdade e democracia. São

Paulo: Brasiliense, 1982.

IANNI, Otávio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 2000.

MANÇANO, Bernardo. Agenda AMEFA (Associação Mineira de Escolas Família

Agrícola). Belo Horizonte: 2000.

MARTINS, José de Souza. Fronteira – a degradação do Outro nos confins do

humano. São Paulo: Hucitec, 1997.

MARX, Karl. A ideologia alemã. São Paulo: Grijalbo, 1977.

MESQUITA, Zilá (org.). Territórios do cotidiano – uma introdução a novos

olhares e experiências. Porto Alegre: Editora Universidade, 1995.

PESSOTTI, Alda Luzia. Ensino médio – as contradições da formação em

alternância. Vitória: Secret. Prod. Dif. Cult./UFES, 1995.

PINTO, Zé. CD Arte em movimento. MST, 1998.

POLAR, Antonio Cornejo. O condor voa – literatura e cultura latinoamericanas.

Belo Horizonte: UFMG, 2000.

SADER, Eder e PAOLI, Maria Célia. Sobre ‘classes sociais’ no Pensamento

Sociológico Brasileiro. In: CARDOSO, Ruth. Aventura. Antropológica. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SARAMAGO, José. O ano da morte de Ricardo Reis. Altaya: Record, 1984.

SARAMAGO, José. A caverna. Altaya: Record, 2000.

SEVERI, Vittorio e ZANELLI, Paolo. Educazione, complessità e autonomia dei

bambini. Firenze: La Nuova Itália, 1990.

TELLES, Vera da Silva. Sociedade civil e a construção de espaços públicos. In:

DAGNINO, Evelina. Anos 90 - Sociedade e Política. São Paulo: Brasiliense,

VALLA, Victor Vincent. A revalorização da educação popular numa conjuntura de

A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA

http://coral.ufsm.br/lec/02_02/WillerLC8.htm[11/03/2018 16:32:17]

crise. 22a. Reunião Anual da ANPEd. Caxambu: ANPED. 1998. Publicação

digitalizada.

ZAMBERLAN, Sérgio. A Pedagogia da Alternância. Vitória: MEPES, 1982.

Downloads

Publicado

2018-03-11

Como Citar

Barbosa, W. A. (2018). POR UMA TERRA SEM MALES: UM OUTRO MUNDO É POSSÍVEL. Linguagens & Cidadania, 4(2). https://doi.org/10.5902/1516849231497

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.