Por um modelo holístico de formação docente
DOI:
https://doi.org/10.5902/1516849228531Schlagworte:
Formação docente, Modelo holísticoAbstract
Este artigo apresenta as premissas e as bases de um modelo holístico, ou seja, globalizante, de formação de professores. Parte-se da crítica dos modelos tradicionais de formação continuada, que privilegiam o objetivo de “ensinar a refletir”, mas se esquecem de que fazer docentes mudarem seu discurso sobre o ensino (ou seja, passarem a incorporar formas reflexivas de se pronunciar sobre questões didáticas) quase sempre não acarreta alterações na prática destes — prática esta que geralmente permanece tradicional, inconsistente e fortemente enraizada na cultura de ensinar-aprender com a qual os hoje professores cresceram na escola enquanto alunos. A presente proposta difere das anteriores em dois aspectos. Primeiro, não separa o binômio cognição-ação (fatores usualmente já integrados em formação de professores) da afetividade. Com isso, defendemos, entre outros pontos, que não pode haver formação de professores bem-sucedida se não comparecer, do lado dos docentes em formação, o genuíno desejo de mudar — de se aperfeiçoar profissionalmente e assumir a responsabilidade pelos seus esforços rumo a isso. Segundo, defende que a mudança começa, ao contrário dos modelos anteriores, não pela “modificação do discurso” e sim pela modificação voluntária da própria ação, apoiada não só pelo já mencionado desejo de mudar, mas também pela persistência na adoção do comportamento profissional alternativo de uma comunidade de formação que compartilha uma abordagem de ensinar-aprender consistente em termos teórico-práticos (com a qual esse professor venha a se identificar). A mudança do comportamento, por sua vez, acarreta a mudança dos afetos e das crenças àquele relacionados, na medida em que — numa visão holística, integral do ser humano — os conceitos que internalizamos e direcionam nossa conduta apresentam indissociavelmente essas três dimensões: comportamentos, crenças e afetos. O artigo termina direcionando o modelo para uma proposta de formação docente na área de português para estrangeiros e oferece alguns subsídios metodológicos.Downloads
Literaturhinweise
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