“Não me lembro, não me recordo...” Experiências com cultura visual antes da Graduação em Pedagogia.

Autores

  • Nathalye Nallon Machado Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anderson Ferrari Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734826286

Palavras-chave:

Cultura visual, Graduação, Pedagogia

Resumo

O presente artigo é resultado de um segundo movimento de uma pesquisa que buscava inicialmente compreender a relação de alunos e alunas da Educação Básica com a cultura visual, principalmente por meio de suas produções imagéticas. No segundo momento, a pesquisa foi realizada com estudantes de Pedagogia de uma Universidade Federal e teve como objetivo compreender suas relações com a cultura visual antes de ingressarem na graduação. As alunas responderam questionários qualitativos, e nesse universo, selecionamos as questões que diziam do trabalho dos professores de História dos Ensinos Fundamental e Médio com os artefatos culturais. Esta análise nos possibilitou refletir acerca de questões importantes, indicando que as imagens vêm sendo trabalhadas na forma de ilustração e muito pouco como produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalye Nallon Machado, Universidade Federal de Juiz de Fora

Pedagoga, com mestrado em Educação pela UFJF, atualmente doutoranda do mesmo Programa. Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de Juiz de Fora, MG.

Anderson Ferrari, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1991), graduação em Bacharelado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto de Ensino de História da Faculdade de Educação da UFJF, lecionando as disciplinas de Prática Escolar, Fundamentos Teórico-metodológico em História e Didática e Prática do Ensino de História. É professor permanente do PPGE/UFJF (mestrado e doutorado) da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Linguagem Conhecimento e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, sexualidade, currículo e homossexualidade. Em 2010 desenvolveu o período de pós doutorado na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, trabalhando com a relação entre Cultura Visual, Educação e Homossexualidades. Em 2013 foi agraciado com a menção honrosa Cora Coralina do edital da ANPED/SECADI pela importante contribuição para área de Diversidade Sexual e Educação. Entre 2014 a 2016 ocupou o cargo de presidente nacional da ABEH- Associação Brasileira de Estudos da Homocultura.

Referências

BARBOSA, Ana Mae. O ensino da arte e do design quando se chamava desenho: reforma Fernando de Azevedo. In. FERRARI, Anderson. Dossiê Cultura Visual e Educação. Revista Educação em Foco, vol. 18, n.2, Juiz de Fora: EdUFJF, 2013.

__________.Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.

BREA, José Luis. Estudios Visuales: La epistemología de la visualidad en la era de la globalización. Madrid: Ediciones Akal, 2005.

FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993.

_____. Evoluções recentes do debate sobre a escola, a cultura e as desigualdades na França. In. FRANCO, C. (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.

_______. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.

_______. Educación y Cultura Visual. Barcelona: Octaedro, 2010.

JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2011.

LOPONTE, Luciana Grupelli. Pedagogias visuais do feminino: arte, imagens e docência. Currículo sem fronteiras, v.08, n.2, pp. 148-164, Jul/Dez 2008. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em: abril de 2015.

MARCELLO, Fabiana de Amorim. Cinema e Pedagogia do olhar. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2009.

MARSHALL, J. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, M.A.; BESLEY, T. (orgs). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MARTINS, Raimundo. Narrativas Visuais: imagens, visualidades e Experiência educativa. VIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UNB. Vol.8, n.1, 2009.

NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias de sua vida. In: _____ (org.). Vida de

professores. 2ª. Ed. Porto: Porto Editora, 1995.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Três notas sobre a formação inicial em Artes Visuais: a perspectiva da cultura visual, o endereçamento e os diários de aula. In; FERRARI, Anderson. Dossiê Arte, Cultura Visual e Educação. Instrumento Revista de estudo e pesquisa em educação, vol. 14, n. 2, Juiz de Fora: EdUFJF, 2012.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.

TARDIF. M. Saberes docentes & Formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo; MARTINS, Alice Fátima. Entre subjetividades e aparatos pedagógicos: o que nos move a aprender? Visualidades: Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual. Goiânia:UFG, FAV, 2013, p. 59-72.

WALTER, John A. & CHAPLIN, Sarah. Uma introduccióna La Cultura visual. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2002.

Downloads

Publicado

2017-05-02

Como Citar

Machado, N. N., & Ferrari, A. (2017). “Não me lembro, não me recordo.” Experiências com cultura visual antes da Graduação em Pedagogia. Revista Digital Do LAV, 10(1), 082–098. https://doi.org/10.5902/1983734826286

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.