“Não me lembro, não me recordo...” Experiências com cultura visual antes da Graduação em Pedagogia.
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734826286Mots-clés :
Cultura visual, Graduação, PedagogiaRésumé
O presente artigo é resultado de um segundo movimento de uma pesquisa que buscava inicialmente compreender a relação de alunos e alunas da Educação Básica com a cultura visual, principalmente por meio de suas produções imagéticas. No segundo momento, a pesquisa foi realizada com estudantes de Pedagogia de uma Universidade Federal e teve como objetivo compreender suas relações com a cultura visual antes de ingressarem na graduação. As alunas responderam questionários qualitativos, e nesse universo, selecionamos as questões que diziam do trabalho dos professores de História dos Ensinos Fundamental e Médio com os artefatos culturais. Esta análise nos possibilitou refletir acerca de questões importantes, indicando que as imagens vêm sendo trabalhadas na forma de ilustração e muito pouco como produção.
Téléchargements
Références
BARBOSA, Ana Mae. O ensino da arte e do design quando se chamava desenho: reforma Fernando de Azevedo. In. FERRARI, Anderson. Dossiê Cultura Visual e Educação. Revista Educação em Foco, vol. 18, n.2, Juiz de Fora: EdUFJF, 2013.
__________.Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: C/Arte, 1998.
BREA, José Luis. Estudios Visuales: La epistemología de la visualidad en la era de la globalización. Madrid: Ediciones Akal, 2005.
FORQUIN, Jean Claude. Escola e Cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Porto Alegre: Artmed, 1993.
_____. Evoluções recentes do debate sobre a escola, a cultura e as desigualdades na França. In. FRANCO, C. (org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HERNÁNDEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
_______. Catadores da Cultura Visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Porto Alegre: Mediação, 2007.
_______. Educación y Cultura Visual. Barcelona: Octaedro, 2010.
JENKINS, Keith. A História repensada. São Paulo: Contexto, 2011.
LOPONTE, Luciana Grupelli. Pedagogias visuais do feminino: arte, imagens e docência. Currículo sem fronteiras, v.08, n.2, pp. 148-164, Jul/Dez 2008. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.org. Acesso em: abril de 2015.
MARCELLO, Fabiana de Amorim. Cinema e Pedagogia do olhar. In: COSTA, Marisa Vorraber (org.). A educação na cultura da mídia e do consumo. Rio de Janeiro: Lamparina Editora, 2009.
MARSHALL, J. Michel Foucault: pesquisa educacional como problematização. In: PETERS, M.A.; BESLEY, T. (orgs). Por que Foucault? Novas diretrizes para a pesquisa educacional. Porto Alegre: Artmed, 2008.
MARTINS, Raimundo. Narrativas Visuais: imagens, visualidades e Experiência educativa. VIS – Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte da UNB. Vol.8, n.1, 2009.
NÓVOA, Antônio. Os professores e as histórias de sua vida. In: _____ (org.). Vida de
professores. 2ª. Ed. Porto: Porto Editora, 1995.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Três notas sobre a formação inicial em Artes Visuais: a perspectiva da cultura visual, o endereçamento e os diários de aula. In; FERRARI, Anderson. Dossiê Arte, Cultura Visual e Educação. Instrumento Revista de estudo e pesquisa em educação, vol. 14, n. 2, Juiz de Fora: EdUFJF, 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999. 156 p.
TARDIF. M. Saberes docentes & Formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo; MARTINS, Alice Fátima. Entre subjetividades e aparatos pedagógicos: o que nos move a aprender? Visualidades: Revista do Programa de Mestrado em Cultura Visual. Goiânia:UFG, FAV, 2013, p. 59-72.
WALTER, John A. & CHAPLIN, Sarah. Uma introduccióna La Cultura visual. Barcelona: Ediciones Octaedro, 2002.