O enredo escolhido: a expansão das temáticas carnavalescas e a profissão do enredista

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1983734892064

Mots-clés :

Enredo, Escola de samba, Enredista, Carnaval

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que explora o enredo de escola de samba como uma potencial expressão estilística de narrativa. Para tal, introduz-se brevemente o que caracteriza as temáticas de carnaval e como elas instigam debates após o desfile. Para aprofundar a compreensão sobre a construção desses enredos, são compartilhados os resultados de quatro entrevistas realizadas com enredistas - profissionais responsáveis pela pesquisa e desenvolvimento da narrativa do tema carnavalesco.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Julianna de Carvalho Lemos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestranda em Design, com o tema "Estruturação e indexação de enredos de escolas de samba do Grupo Especial por meio do livro Abre-Alas". Graduada na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com habilitação em Mídia Digital (2024), com trabalho de conclusão de curso sobre museu itinerante para apresentação do processo de construção de um desfile de escola de samba. Foi bolsista PIBITI no Laboratório Interdisciplinar Design Educação (LIDE) durante três anos. Ganhou o prêmio de Destaque PIBITI, intitulado "Escola de Samba, Enredo, Narrativa e Design" (2023). Foi monitora das disciplinas Projeto Básico: Planejamento, Novas Tecnologias, e Práticas Experimentais II. Seus interesses de pesquisa são: Design-Educação, Design em parceria, escolas de samba, cultura popular, tecnologias e suas consequências na contemporaneidade.

Rita Maria de Souza Couto, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Formação: Bacharel em Desenho Industrial, PUC-Rio, 1987; Bacharel em Comunicação Visual, PUC-Rio, 1988; Mestre em Educação, PUC-Rio, 1991; Doutor em Educação, PUC-Rio, 1997. Pós-doutorado na Escola de Belas Artes da UFBA, 2007. Atuação profissional: Professor Emérito do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Ministra aulas na Graduação, na Pós-graduação em Design e orienta mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e alunos de Iniciação Científica. Atuou como Coordenadora de Graduação, Coordenadora e Coordenadora Adjunta de Pós-graduação e Diretora do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Design Educação, LIDE/DAD/PUC-Rio. Produção: É bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ1C do CNPq. É Líder do Grupo de Pesquisa APRENDESIGN: Design em Situações de Ensino Aprendizagem, que reuniu todos os grupos anteriormente certificados pela PUC-Rio e pertencentes ao Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. No âmbito da Pesquisa em Design tem publicado livros, artigos em periódicos e em anais de congressos nacionais e internacionais, com ênfase no estudo dos temas: ensino do Design e Design no ensino, interdisciplinaridade, Pedagogia do Design, Design em Parceria, entre outros. É consultora ad hoc do CNPq, da CAPES, da FAPESP e da FAPERJ. Integrou o Comitê Assessor do CA DI como membro (2016-2018) e coordenou o Comitê Assessor de Desenho Industrial do CNPq (2018 -2019). Desde o ano de 2006 é Editora Chefe da revista Estudos em Design.

Joy Helena Worms Till, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Arquiteta e urbanista pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio e doutora em Urbanismo pelo PROURB - FAU-UFRJ (Programa de Pós-Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ). Possui estágio de pós-doutorado no PPG Design (Programa de Pós Graduação) da PUC-Rio, onde lecionou por 15 anos na graduação em Design. É pesquisadora autônoma, atuando no LIDE (Laboratório Interdisciplinar Design Educação), ligado ao PPG Design, no grupo de pesquisa "APRENDESIGN: Design em Situações de Ensino-aprendizagem", focado em investigações interdisciplinares relacionadas ao ensino do Design e à inserção do Design em processos educacionais. Coopera também com o grupo de pesquisa "MEMORÁVEIS: manifestações gráficas afetivas", ligado à UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e dedicado às relações das manifestações gráficas com a memória afetiva e às contribuições do Design no desenvolvimento de produtos neste campo. Já no PROURB - FAU-UFRJ, participa do Laboratório de Análise Urbana e Representação Digital - LAURD, no âmbito da pesquisa Gráfica Digital, Representação e Urbanismo. No mesmo programa, foi cofundadora do LabIT (Laboratório de Intervenções Temporárias e Urbanismo Tático), que tem como eixo o estudo e realização de intervenções temporárias como forma de transformação positiva do espaço urbano, no qual hoje participa como colaboradora. Atualmente, é professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e compõe o grupo Cotidiano e Mobilidade, originado no NAT_EAV (Núcleo de Arte e Tecnologia da EAV), dedicado à construção de narrativas e mapeamentos urbanos, explorando os dispositivos móveis contemporâneos. Coordena os ambientes colaborativos voltados para a análise dos elementos gráficos cotidianos na paisagem urbana, denominados "paisagem gráfica da cidade", hospedados na internet e abertos à participação dos interessados. Tem experiência interdisciplinar na área de Design, com ênfase em ambientes web, interação, comunicação visual e produção gráfica.

Références

CARNAVALESCO. Beija-Flor reúne crianças da comunidade para peça relacionada ao enredo. Rio de Janeiro, 21 nov. 2021. Disponível em: https://www.carnavalesco.com.br/beija-flor-reune-criancas-da-comunidade-para-peca-relacionada-ao-enredo/. Acesso em: 14 ago. 2022.

CARNAVALIZE. Como nasce um enredo. Leonardo Antan, 2018. Disponível em: https://carnavalize.com/serieenredos-como-nasce-um-enredo-a-arte-da-narrativa-por-joao-gustavo-melo/. Acesso em: 1 de mai. 2025.

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. 2006. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. 3.ed. rev. ampl. Rio de Janeiro: EdUFRJ. p. 268

DIAS, Karina de Sousa et al. Carnaval, audiovisual e Pasolini: os teasers-enredo como linguagem-pedagógica. In: Congresso Brasileiro De Pesquisa E Desenvolvimento Em Design – P&D Design, 15., 2024, Manaus. Anais... Manaus: [s.n.], 2024. Disponível em: https://doi.org/10.29327/5457226.1-472. Acesso em: 9 maio 2025.

FARIAS, Julio Cesar. O enredo de escola de samba. Rio de Janeiro: Litteris Ed., 2007. 240p.

FERREIRA. Escolas de Samba: uma organização possível. Sistemas & gestão, v. 7, n. 2, p. 164-172, 2012.

GAMBA JR., Nilton. Design de Histórias I: O trágico e o projetual no estudo da narrativa. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GRANDE RIO. Enugbarijó. Instagram, 21 abr. 2022. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/Ccn24ucDvba/?igsh=MTFudng0cmU4NjExNg. Acesso em: 11 maio 2025.

MANGABEIRA, Clark. Carnaval não tem memória? Os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro em três tempos. [SYN]THESIS, Rio de Janeiro, v. 13, n. 3, p. 58-70, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/synthesis/article/view/63163. Acesso em: 16 maio 2025.

MOCIDADE (@GRESMIPM). Apresentação do enredo. Twitter/X, 28 jun. 2023. Disponível em: https://x.com/GRESMIPM/status/1673891649930289156. Acesso em: 11 maio 2025.

MUSEU DE ARTE DO RIO. Programação da Ocupação Portela. Instagram, 22 ago. 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CwPvCEOA8WA/?img_index=2. Acesso em: 1 fev. 2025.

SIMÕES, Darcilia M. P.. A mensagem icônica dos adereços de mão na passarela do samba. In: Congresso Nacional de Linguística e Filologia, 1998, São Gonçalo. Anais do Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Rio de Janeiro.

SOARES, Alessandro Cury; LOGUERCIO, Rochele de Quadros. Do enredo à Passarela do Samba: a visibilidade da ciência no carnaval. Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p. 159-180, mai. 2017.

SRZD. Beija-Flor reúne personalidades pretas em roda de conversa com jovens estudantes. Rio de Janeiro, 4 abr. 2022. Disponível em: https://www.srzd.com/carnaval/rio-de-janeiro/beija-flor-reune-personalidades-pretas-roda-conversa-jovens-estudantes/. Acesso em: 14 ago. 2022.

VIRADOURO. Podcast “Carnaval, te amo” promovido pela Unidos do Viradouro com alguns enredistas. YouTube, [2023]. Disponível em: https://www.youtube.com/live/3oIJwDW0_hY?si=l1lLPdkzRqCQAL6Q. Acesso em: 31 ago. 2023.

Publié-e

2025-09-17

Comment citer

de Carvalho Lemos, J., Maria de Souza Couto, R., & Helena Worms Till, J. (2025). O enredo escolhido: a expansão das temáticas carnavalescas e a profissão do enredista. Revista Digital Do LAV, 18(1), e22/01–25. https://doi.org/10.5902/1983734892064