Educação e saúde: semeando ações ambientais junto às crianças e cuidadores no Lar Acalanto – Santa Maria, RS

Autores

  • Rosane Seeger da Silva
  • Paulo Edelvar Corrêa Peres Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223613083955

Palavras-chave:

Crianças, Educação Ambiental, Lúdico

Resumo

O presente estudo tem como propósito trabalhar ações de Educação Ambiental através do lúdico com as crianças que freqüentam e/ou recebem atendimento no Lar Acalanto,Casa de Apoio à Criança HIV/AIDS, na cidade de Santa Maria, RS. Por meio da realização deste projeto foi possível desenvolver junto às crianças que convivem com HIV/AIDS momentos de criatividade através de atividades lúdicas onde puderam expressar sentimentos e desejos de formas variadas, permitindo assim, que elas se sintam confiantes e valorizadas, além de proporcionar o conhecimento acerca dos temas que envolvem meio ambiente e cidadania incluindo a sua importância e o cuidado com as futuras gerações. Foi possível ainda, despertar e sensibilizar nestas crianças atitudes e idéias capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente. Assim, deve-se enfatizar que as atividades lúdicas contribuem de modo significativo para o desenvolvimento das crianças, em termos cognitivos e sociais, bem como, provocando nestas uma mudança nos hábitos e atitudes em relação ao modo como se relacionam com o meio ambiente. A Educação Ambiental caracteriza-se como um processo dinâmico e contínuo, uma prática transformadora que permite uma compreensão das complexas relações entre a sociedade e a natureza. Assim torna- se indispensável sua incorporação em todos os níveis e modalidades de ensino formal e não formal, visto que é por meio da educação que o homem se transforma e, consequentemente,transforma a sociedade.

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Publicado

2011-10-11

Como Citar

Silva, R. S. da, & Peres, P. E. C. (2011). Educação e saúde: semeando ações ambientais junto às crianças e cuidadores no Lar Acalanto – Santa Maria, RS. Revista Monografias Ambientais, 4(4), 793–800. https://doi.org/10.5902/223613083955

Edição

Seção

ARTIGOS

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