A autonomia da pessoa com deficiência intelectual: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X68742Palavras-chave:
Pessoa com deficiência, Deficiência Intelectual, Autonomia.Resumo
A autonomia da pessoa com deficiência é um assunto relevante para os campos da educação, da psicologia e dos direitos humanos. O objetivo deste artigo é caracterizar estudos teóricos e empíricos que orientam uma discussão sobre o tema da autonomia da pessoa com deficiência intelectual. Nesse sentido, apresenta-se uma revisão narrativa da literatura cobrindo 18 artigos publicados no período de 2010 a 2020. Os trabalhos analisados foram organizados em três categorias: perspectivas teóricas; público participante do estudo; e concepção de autonomia. Os resultados da revisão mostraram que dois referenciais teóricos se destacaram: os Estudos da Deficiência e a Teoria da Autodeterminação. Os artigos analisados deram relevância à perspectiva das interdependências como fundamento da discussão sobre a autonomia. Desse modo, argumenta-se que as relações de cuidado e apoio têm papel fundamental no desenvolvimento e incentivo da autonomia da pessoa com deficiência intelectual. Concluiu-se que, nos últimos anos, a perspectiva dada aos Estudos da Deficiência para as interdependências vem fomentando o debate da autonomia da pessoa com deficiência intelectual.
Downloads
Referências
BARBOSA-FOHRMANN, Ana Paula; ARAÚJO, Luana Adriano. As autonomias das pessoas com deficiências intelectuais e cognitivas graves. In. Teixeira, Ana Carolina Brochado; Menezes, Joyceane Bezerra de. Gênero, vulnerabilidade e autonomia Gênero, vulnerabilidade e autonomia: repercussões jurídicas. Indaiatuba, SP: Editora Foco, 2020. Kindle Edition.
Bissoto, M. L. (2014). Deficiência intelectual e processos de tomada de decisão: estamos enfrentando o desafio de educar para a autonomia? Educação Unisinos, 18(1), 3–12. doi: 10.4013/edu.2014.181.01 DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2014.181.01
BJÖRNSDÓTTIR, Kristín; STEFÁNSDÓTTIR; STEFÁNSDÓTTIR, Guðrún Valgerður. Ástríður. “It’s my life”: Autonomy and people with intellectual disabilities. Journal of Intellectual Disabilities, v. 19, n. 1, p. 5–21, 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/1744629514564691>. Acesso em: 19 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/1744629514564691
BJÖRNSDÓTTIR, Kristín; STEFÁNSDÓTTIR, Ástríður; STEFÁNSDÓTTIR, Guðrún Valgerður. People with Intellectual Disabilities Negotiate Autonomy, Gender and Sexuality. Sexuality and Disability, vol. 35, no. 3, p. 295–311, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.1007/s11195-017-9492-x>. Acesso em: 29 de jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1007/s11195-017-9492-x
Brock, M. E., Biggs, E. E., Carter, E. W., Cattey, G. N., & Raley, K. S. (2016). Implementation and Generalization of Peer Support Arrangements for Students With Severe Disabilities in Inclusive Classrooms. Journal of Special Education, 49(4), 221–232. doi: 10.1177/0022466915594368 DOI: https://doi.org/10.1177/0022466915594368
BROCK, Matthew E; SCHAEFER, John M; SEAMAN, Rachel L. Self-Determination and Agency for All: Supporting Students with Severe Disabilities. Theory Into Practice, vol. 59, no. 2, p. 162–171, 2020. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/00405841.2019.1702450>. Acesso em: 29 de jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/00405841.2019.1702450
CASTILLO, Francisco Gusmán; MARTÍN, Mario Toboso; CABRERO, Javier Romañach. Fundamentos éticos para la promoción de la autonomía: hacia una ética de la interdependencia. Alternativas, no 17, p. 45-61, 2010. Disponível em: <https://doi.org/10.14198/ALTERN2010.17.3>. Acesso em: 19 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.14198/ALTERN2010.17.03
CONTINO, Martín. La autonomía en el territorio de la discapacidad. Revista Crítica, n. 3, p. 12-27, 2017. Disponível em: <https://criticapsicologia.unr.edu.ar/wp-content/uploads/2018/12/La-autonomia-en-el-territorio-de-la-discapacidad-Contino.pdf >. Acesso em: 29 de jan. 2021.
Davy, Laura. Philosophical inclusive design: Intellectual disability and the limits of individual autonomy in moral and political theory. Hypatia, 30(1), 132–148. 2015. Disponível em:<https://doi.org/10.1111/hypa.12119>. Acesso em: 19 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/hypa.12119
DAVY, Laura. Between an ethic of care and an ethic of autonomy: negotiating relational autonomy, disability, and dependency. Angelaki Journal of the Theoretical Humanities, v. 24, n. 3, p. 101–114, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1080/0969725X.2019.1620461>. Acesso em: 19 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/0969725X.2019.1620461
DOREN, Bonnie; KANG, Hyun Ju. Autonomy, self-realization, and self-advocacy and the school-and career-related adjustment of adolescent girls with disabilities. Career Development and Transition for Exceptional Individuals, v. 39, n. 3, p. 132–143, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/2165143415574875>. Acesso em 19 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1177/2165143415574875
DOWLING, Sandra. et al. Managing relational autonomy in interactions: People with intellectual disabilities. Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities, vol. 32, no. 5, p. 1058–1066, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/jar.12595>. Acesso em: 29 de jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/jar.12595
DUARTE, Cintia Perez; VELLOSO, Renata de Lima. Linguagem e comunicação de pessoas com deficiência intelectual e suas contribuições para a construção da autonomia. Inclusão Social, v. 10, n. 2, p. 88–96, 2017. Disponível em:<http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4034>. Acesso em: 19 abr. 2021.
FRIELINK, Noud; SCHUENGEL, Carlo; EMBREGTS, Petri J. C. M. Autonomy support, need satisfaction, and motivation for support among adults with intellectual disability: Testing a self-determination theory model. American Journal on Intellectual and Developmental Disabilities, v. 123, n. 1, p. 33–49, 2018. Disponível em:<https://doi.org/10.1352/1944-7558-123.1.33>. Acesso em 19 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1352/1944-7558-123.1.33
GALLEGO, Diego Carmona. Autonomía e interdependencia. La ética del cuidado en la discapacidad. Revista Humanidades, v. 10, n. 2, p. 1-18, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.15517/h.v10i2.41154>. Acesso em: 29 de jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.15517/h.v10i2.41154
GAUDENZI, Paula; ORTEGA, Francisco. Problematizando o conceito de deficiência a partir das noções de autonomia e normalidade. Ciênc. saúde coletiva, [online], v. 21, n. 10, p. 3061-3070, out. 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.16642016>. Acesso em: 29 de jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320152110.16642016
GILMORE, Linda. et al. Understanding Maternal Support for Autonomy in Young Children with Down Syndrome. Journal of Policy and Practice in Intellectual Disabilities, vol. 13, no. 2, p. 92–101, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/jppi.12163>. Acesso em: 29 de jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/jppi.12163
HARRIS, James C. Developmental Perspective on the Emergence of Moral Personhood. In: KITTAY, Eva Feder; CARLSON, Licia. Cognitive Disability and Its Challenge to Moral Philosophy. Metaphilosophy. 2010. p. 55-73. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444322781.ch3
MAULEON, Xabier Etceberria. Autonomía y Decisiones de Representación/Sustitución en Personas con Discapacidad Intelectual. Perspectiva Ética. Siglo Cero: Revista Española sobre Discapacidad Intelectual, v. 47, n. 1, p. 55-66, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.14201/scero201615566>. Acesso em: 19 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.14201/scero201615566
MOREIRA, Flavia Daniela dos Santos. PACT: Programa de comunicação alternativa tátil para crianças com deficiência múltipla sensorial. Rio de Janeiro: Instituto Benjamin Constant, 256 p. 2021. DOI: https://doi.org/10.24824/978652510658.8
PEDRINELLI, Verena Junghähnel. et al. A bioecological perspective of human development on autonomy of an athlete with intellectual disability. Revista de Psicologia del Deporte, v. 27, n. 4, p. 9–14, 2017. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/record/2018-28945-001>. Acesso em: 19 de abr. 2021.
SÁ, Miriam Ribeiro Calheiros de. et al. De toda maneira tem que andar junto: ações intersetoriais entre saúde e educação para crianças vivendo com a síndrome congênita do vírus Zika. Cadernos de Saúde Pública, n. 12, v. 35, 2019. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-311x00233718>. Acesso em: 29 de jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00233718
VENCATO, Letiara da Silva; WENDLING, Maria Isabel. A Percepção da Família sobre o Desenvolvimento da Autonomia nas Pessoas com Deficiência Intelectual. Revista Universo Psi. v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: <https://seer.faccat.br/index.php/psi/article/view/1337/839>. Acesso em: 19 de abr. 2021.
WANG, Katie; DOVIDIO, John F. Disability and Autonomy: Priming Alternative Identities. Rehabiliiation Psychology, v. 56, n. 2, p. 123-127, 2011. Disponível em: <https://doi.org/10.1037/a0023039>. Acesso em: 19 de abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.1037/a0023039
KITTAY, Eva Fender; CARLSON, Licia; Introduction: Rethinking Philosophical Presumptions in Light of Cognitive Disability. In: KITTAY, Eva Feder; CARLSON, Licia. Cognitive Disability and Its Challenge to Moral Philosophy. Metaphilosophy. 2010. p. 1-27. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444322781
KITTAY, Eva Feder; JENNINGS, Bruce; WASUNNA, Angela A. Dependency, Difference and the Global Ethic of Longterm Care. Journal of Political Philosophy, v. 13, n. 4, p. 443–469, 14 Nov. 2005. Disponível em: <https://doi.org/10.1111/j.1467-9760.2005.00232.x>. Acesso em: 29 de jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-9760.2005.00232.x
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Educação Especial

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).


