Os NAPNEs e o Plano Educacional Individualizado nos Institutos Federais de Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X52842

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Acessibilidade, Plano educacional individualizado.

Resumo

Conforme cresce o ingresso de estudantes Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) em instituições educacionais comuns aumenta a demanda por ações que proporcionem participação e aprendizagem desses estudantes. No contexto da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica há Núcleos de Atendimento/Apoio às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNEs) e o objetivo desse artigo consistiu em analisar o papel dos núcleos em dois Institutos Federais de Educação Brasileiros, bem como refletir sobre a importância do Plano Educacional Individualizado (PEI). O estudo, de caráter documental, envolveu a análise das orientações para as ações dos NAPNEs e como é proposto o desenvolvimento do PEI. Evidenciou-se que os NAPNEs, apesar de envidarem esforços para assumir parte considerável do papel de ensino, pesquisa e extensão, têm apresentado diversas fragilidades. A ampliação do objetivo do Núcleo para ações que propõem medidas individuais demanda uma rede multiprofissional capacitada. O PEI, por sua vez, responde a uma necessidade de construção colaborativa da instituição, visando traçar objetivos e orientações focalizados na acessibilidade curricular para esses estudantes. O maior obstáculo, entretanto, tem sido a insuficiência de profissionais capacitados e uma demanda latente identificada é a contratação de professores de educação especial. Nesse contexto, os NAPNEs, embora assumam um papel relevante nos Institutos estudados, da forma como são constituídos não são suficientes para efetivar o direito dos discentes PAEE, sendo necessário lutar pela implantação de políticas públicas para remoção das barreiras no processo de escolarização nessas instituições. 

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Biografia do Autor

Andréa Poletto Sonza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Professora doutora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, Brasil.

Carla Ariela Rios Vilaronga, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Professora doutora na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo

Professora doutora na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Sonza, A. P., Vilaronga, C. A. R., & Mendes, E. G. (2020). Os NAPNEs e o Plano Educacional Individualizado nos Institutos Federais de Educação. Revista Educação Especial, 33, e69/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X52842

Edição

Seção

Dossiê: Entre lugares locais e globais das pesquisas, políticas e práticas em Educação Especial e Inclusão Escolar

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