O processo de produção textual em língua portuguesa de estudantes surdos de uma escola pública: desafios e possibilidades

Autores

  • Livia Conceição Costa Zaqueu Universidade Federal do Maranhão
  • Dirce Socorro Ribeiro Alves Universidade Federal do MAranhão
  • Francisca Morais da Silveira Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X27838

Palavras-chave:

Surdo, Escrita, Ensino bilíngue.

Resumo

Este trabalho objetivou analisar as características das produções textuais em língua portuguesa de 8 estudantes surdos matriculados na 3º etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual do município de São Luís – Maranhão. Utilizou-se os seguintes instrumentos: 1) Questionários aplicados aos estudantes surdos; 2) Análise documental da produção textual dos estudantes surdos; 3) Entrevista não estruturada com a professora. Os resultados demonstram que apesar de os alunos pesquisados realizarem a leitura de diferentes textos e reproduzirem suas concepções, a maioria (75%) não frequenta a biblioteca para a realização dessa atividade. Quanto a análise da produção, o estudo mostrou que há grandes dificuldades na produção de textos em língua portuguesa por esses estudantes surdos obedecendo as regras gramaticais, entretanto, esse resultado não afeta o gosto pela leitura da maioria desses estudantes (87,5%). Verificou-se que os estudantes tiveram bastante estímulo para produzir textos (87,5%), o que favorece a relação da prática leitora e o desempenho escolar, mais da metade (62,5%) dos estudantes pesquisados não consegue produzir mais de dois textos por semana na escola. Frente às dificuldades encontradas no processo de aquisição da língua escrita pelos estudantes surdos, por isso, recomendamos a implementação de políticas de formação continuada aos professores de Língua Portuguesa que atuem com esse público visando a melhoria do processo de ensino desses estudantes e, consequente desempenho escolar como forma de efetivar o ensino bilíngue com respeito especificidades desses estudantes.

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Biografia do Autor

Livia Conceição Costa Zaqueu, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento

mestre em Distúrbios do Desenvolvimento

Especialista em Psicomotricidade, Especialista em Intervenção Precoce, Especialista em Psicopedagia Clínica e Institucional

Aperfeiçoamento em Educação Inclusiva

Graduada em Pedagogia

Graduada em Educação Física

Dirce Socorro Ribeiro Alves, Universidade Federal do MAranhão

Mestrado em Gestão do Ensino da Educação Especial

Licenciada em História

Francisca Morais da Silveira, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará . Mestre em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará . Especialista em Gestão Publica pela Fundação João Pinheiro de Minas Gerais , Especialista em Psicologia do Trânsito pela Universidade Federal do Maranhão. Graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília. Licenciatura em Psicologia pelo Centro de Ensino Universitário de Brasíl

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Publicado

2019-03-18

Como Citar

Zaqueu, L. C. C., Alves, D. S. R., & Silveira, F. M. da. (2019). O processo de produção textual em língua portuguesa de estudantes surdos de uma escola pública: desafios e possibilidades. Revista Educação Especial, 32, e31/ 1–22. https://doi.org/10.5902/1984686X27838

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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