A Inclusão de Estudantes com Autismo na Rede Municipal de Ensino de Maceió
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984686X25264Palavras-chave:
Educação Especial, Educação Inclusiva, AutismoResumo
O movimento pela inclusão escolar vem resultando no aumento do número de matrículas de estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE) nas escolas regulares. Dentre esses estudantes, encontram-se aqueles com autismo, que apresentam déficits na comunicação e interação social e padrões de comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Há evidências, na literatura, que intervenções educacionais são as mais eficazes para minimizar os déficits apresentados por crianças com autismo. Portanto, faz-se necessário avaliar os aspectos qualitativos de acesso desta população ao ensino regular. O objetivo deste estudo foi investigar a inclusão de estudantes com autismo na rede municipal de ensino de Maceió, sob a perspectiva de seus professores. Participaram 26 professores e dois auxiliares de ensino de 22 escolas que caracterizaram 30 estudantes com autismo. Foram utilizados um questionário semiestruturado e a escala Childhood Autism Rating Scale (CARS). Os resultados evidenciam o déficit na formação específica dos professores para o ensino de estudantes com autismo e os reflexos deste déficit em uma quase ausência de planejamento, materiais e avaliações diferenciados. Verifica-se, portanto, que a inclusão de estudantes com autismo na rede municipal de ensino de Maceió não tem conseguido cumprir um de seus pressupostos principais, a promoção da aprendizagem desses estudantes por meio da atenção individualizada necessária para tal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos o artigo a ser submetido para avaliação na Revista Educação Especial (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação Especial (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).