Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma revisão sistemática

Autores

  • Rosamaria Reo Pereira Universidade Federal do Pará
  • Simone Souza da Costa Silva Universidade Federal do Pará
  • Rosana Assef Faciola Universidade Federal do Pará
  • Fernando Augusto Ramos Pontes Universidade Federal do Pará
  • Maély Ferreira Holanda Ramos Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X19898

Palavras-chave:

Ensino superior, Educação inclusiva, Estudante com deficiência

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar a produção científica acerca da inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. A metodologia adotada foi uma revisão sistemática da literatura na base de dados dos Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES entre o período de 2003 e 2013. As buscas resultaram em 22 artigos cujos resultados foram submetidos à técnica de análise e visualização de dados com grafos. Dentre as variáveis analisadas, destacam-se aspectos relativos à acessibilidade, tecnologia virtual, capacitação de professores, reforma educacional, entre outros. Os resultados orientam a elaboração de práticas inclusivas que fortaleçam os serviços disponibilizados aos estudantes universitários com deficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará

Docente do Programa da Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará

Rosana Assef Faciola, Universidade Federal do Pará

Docente do Curso de Graduação da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Para

Fernando Augusto Ramos Pontes, Universidade Federal do Pará

Docente do Programa da Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará

Maély Ferreira Holanda Ramos, Universidade Federal do Pará

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Pereira, R. R., da Costa Silva, S. S., Faciola, R. A., Pontes, F. A. R., & Holanda Ramos, M. F. (2016). Inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: uma revisão sistemática. Revista Educação Especial, 1(1), 147–160. https://doi.org/10.5902/1984686X19898

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.