Ouvidos em trânsito: intervenções urbanas em aprendizagens docentes
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734884732Parole chiave:
Intervenção urbana, Aprendizagem docente, DeslocamentoAbstract
O projeto Ouvidos em Trânsito explorou vivências imersivas em espaços da cidade pelo deslocamento, pela coletividade e pela escuta como ferramentas para pensar aprendizagens da docência junto aos sotaques, aos corpos e aos saberes heterogêneos que habitam a cidade. Após visitas de contato e mapeamento, foram realizadas conversas e entrevistas com moradores e comerciantes e propostas intervenções artísticas urbanas participativas. Essas intervenções se voltaram a subjetividades, memórias e temáticas sociais nascidas dos encontros com os fluxos urbanos, fazendo com que os conteúdos formativos emergissem das vivências com habitantes da cidade. Como parte do processo foram produzidos fanzines e diários afetivos, através dos quais discutiu-se o ver, o ouvir, o pesquisar e o produzir colaborativamente como saberes de uma docência aberta às contingências dos contextos percorridos. Da criança ao idoso, do feirante ao comerciante, do morador de rua ao morador de condomínio, os ouvidos de licenciandos transitaram por saberes múltiplos que fazem do aprender docente uma caminhada constante e permeada pelo inesperado.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRITTO, Ludmila. Arte Colaborativa e a criação de Heterotopias. In Revista-Valise, Porto Alegre, v. 6, n. 12, ano 6, dezembro de 2016. Pp. 33-48.
DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Abecedário de Gilles Deleuze. Éditions Montparnasse, Paris. Filmado em 1988-1989. Publicado em: 1995.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon. Lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. Pesquisa Educacional Baseada em Arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora da UFSM, 2013. Pp. 21-26.
ELLSWORTH, Elizabeth. Places of learning: media, architecture, pedagogy. Nova Iorque: Routledge, 2012.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: Edições n-1, 2013.
HERGUERA, Pablo. Pedagogia no campo expandido. Porto Alegre: Fundação Bienal de Artes Visuais do Mercosul, 2011.
HERNÁNDEZ, Fernando. Pedagogias Culturais: o processo de (se) constituir em um campo que vincula conhecimento, indagação e ativismo. In MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. Pedagogias Culturais. Santa Maria: Editora UFSM, 2014. Pp. 329-355.
INGOLD, Tim. O Dédalo e o Labirinto: caminhar, imaginar e educar a atenção. In Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 21, n. 44, jul./dez. 2015. Pp. 21-36
IRWIN, Rita. A/r/tography: Proposições Emergentes e Potenciais para Pesquisa. Youtube. 43’49. 2012. Disponível em: <https://youtu.be/ib0DdRSk1DI>. Acesso em: 15 jul. 2023.
KASTRUP, Virgínia. O Funcionamento da Atenção no Trabalho do Cartógrafo. In PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana da. Pistas do Método da Cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MAGALHÃES, Joanalira Corpes. Discutindo pedagogias culturais e representações de gênero. In SILVA, Fabiane Ferreira da; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa; QUADRADO, Raquel Pereira. Sexualidade e escola: compartilhando saberes e experiências. 3. ed. rev. Rio Grande: Editora da Furg, 2013. Pp. 64-71.
SARDI, Rosana Aparecida Fernandes. Perguntas-máquina. In Childhood & Philosophy, vol. 3, n. 6, julho-dezembro, 2007. Pp. 227-240.
VAZ, Tamiris. Aprendizagens em devir na cidade: aprendizagens, excessos e narrativas cotidianas. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual: Goiânia, 2017. Disponível em: <https://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6828>. Acesso em: 18 dez. 2022.
VAZ, Tamiris; GARLET, Francieli; MACHADO, Fábio Purper. Reflexões e Práticas: Formação Continuada - Artes Visuais. São Paulo: Moderna, 2021.