Evolução/associação de indicadores educacionais e qualidade do Ensino Médio na Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489147

Palavras-chave:

Avaliação educacional, Profissionais da Educação, Instituições de Ensino, Ensino Médio

Resumo

A avaliação da qualidade do ensino é complexa e envolve uma multiplicidade de variáveis. No Brasil, essa avaliação é realizada por meio de diversos indicadores e sistemas que ajudam a identificar áreas que precisam de melhorias e a orientar políticas públicas educacionais. Diversos estudos têm evidenciado que o país vivencia desafios significativos nessa esfera. Foram os desafios para o Ensino Médio que motivaram a realização do presente estudo descritivo/exploratório. Avaliou-se a evolução e associação de informações/indicadores educacionais com a qualidade da educação em escolas públicas estaduais de Ensino Médio da Bahia, no período de 2013 a 2022. Foram utilizados dados de avaliações da Educação Básica produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), agregados para 417 municípios e 27 Territórios de Identidade. Foi evidenciada situação crítica da qualidade do Ensino Médio na Bahia. Associações significativas entre variáveis estruturais, institucionais e de sucesso/insucesso educacional apontaram desafios para uma gestão educacional transparente, ativa, inovadora e territorializada.

Biografia do Autor

Everson Meireles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília. Graduado em Psicologia (Bacharel e Psicólogo) também pela Universidade de Brasília. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Brasília UnB / Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa INCTI (Bolsista Pós-doutorado Júnior). É Professor Associado I do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e membro fundador do Laboratório de Instrumentação e Avaliação Psicológica (LABIAP/UFRB). Atuou como Chefe da Secretaria de Integração, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (SIADI/Gabinete da Reitoria/UFRB, 02/2019-2023). É pesquisador associado ao Diversifica: Inclusão e Diversidade - DIVERSIFICA/UFRB. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da avaliação de indivíduos, grupos e instituições, com ênfase em Métodos Quantitativos, Avaliação Psicológica, Psicometria e Psicologia Social. Desenvolve estudos sobre diversidade e inclusão na educação básica e superior; sucesso educativo de estudantes do ensino superior e formação em saúde, promoção da igualdade racial por meio de projetos e ações diversas, incluindo o turismo cultural e criativo e comunitário. 

Luciana Alaíde Alves Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade do Minho - Portugal (2017). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – Diversifica. Coordenadora do Programa Interdisciplinar de Educação e Saúde em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia, financiado pelo CNPq (Chamada CNPq/MCTI 40/2022 – Pró-Humanidades).

Paulo Gabriel Soledade Nacif, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordenador do grupo de pesquisa Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – Diversifica. Pesquisador do Programa Interdisciplinar de Educação e Saúde em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia (Chamada CNPq/MCTI 40/2022 – Pró-Humanidades).

José Jorge de Carvalho, Universidade de Brasília

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordenador do grupo de pesquisa Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – Diversifica. Pesquisador do Programa Interdisciplinar de Educação e Saúde em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia (Chamada CNPq/MCTI 40/2022 – Pró-Humanidades).

Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Psicologia/Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (2008). Professora Associada IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordenadora do Laboratório de Instrumentação e Avaliação Psicológica – Labiap e membro do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – Diversifica. Bolsista de Extensão no País (EXP – A) do CNPq junto ao Programa Interdisciplinar de Educação e Saúde em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia (Chamada CNPq/MCTI 40/2022 – Pró-Humanidades).

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Publicado

2025-05-14

Como Citar

Meireles, E., Santana, L. A. A., Nacif, P. G. S., Carvalho, J. J. de, & Suehiro, A. C. B. (2025). Evolução/associação de indicadores educacionais e qualidade do Ensino Médio na Bahia. Educação, 50(1), e66/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644489147

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