Evolución/asociación de indicadores educativos y calidad en la educación secundaria de Bahía

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644489147

Palabras clave:

Evaluación educativa, Profesionales de la educación, Instituciones educacionales, Educación secundaria

Resumen

Evaluar la calidad de la enseñanza es complejo e involucra una multiplicidad de variables. En Brasil, esta evaluación se realiza a través de diversos indicadores y sistemas que ayudan a identificar áreas que necesitan mejoras y orientar las políticas educativas públicas. Varios estudios han demostrado que el país está experimentando importantes desafíos en este ámbito. Fueron los desafíos de la escuela secundaria los que motivaron este estudio descriptivo/exploratorio. Se evaluó la evolución y asociación de informaciones/indicadores educativos con la calidad de la educación en las escuelas secundarias públicas estatales de Bahía, de 2013 a 2022. Se utilizaron datos de las evaluaciones de Educación Básica producidas por el Instituto Nacional de Estudios e Investigaciones Educativas Anísio Teixeira (INEP), agregado para 417 municipios y 27 Territorios de Identidad. Se destacó una situación crítica en la calidad de la educación secundaria en Bahía. Asociaciones significativas entre variables estructurales, institucionales y de éxito/fracaso educativo resaltaron desafíos para una gestión educativa transparente, activa, innovadora y territorializada.

Biografía del autor/a

Everson Meireles, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Psicologia pela Universidade São Francisco. Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília. Graduado em Psicologia (Bacharel e Psicólogo) também pela Universidade de Brasília. Realizou estágio de pós-doutorado na Universidade de Brasília UnB / Instituto de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa INCTI (Bolsista Pós-doutorado Júnior). É Professor Associado I do curso de Psicologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e membro fundador do Laboratório de Instrumentação e Avaliação Psicológica (LABIAP/UFRB). Atuou como Chefe da Secretaria de Integração, Avaliação e Desenvolvimento Institucional (SIADI/Gabinete da Reitoria/UFRB, 02/2019-2023). É pesquisador associado ao Diversifica: Inclusão e Diversidade - DIVERSIFICA/UFRB. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da avaliação de indivíduos, grupos e instituições, com ênfase em Métodos Quantitativos, Avaliação Psicológica, Psicometria e Psicologia Social. Desenvolve estudos sobre diversidade e inclusão na educação básica e superior; sucesso educativo de estudantes do ensino superior e formação em saúde, promoção da igualdade racial por meio de projetos e ações diversas, incluindo o turismo cultural e criativo e comunitário. 

Luciana Alaíde Alves Santana, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade do Minho - Portugal (2017). Professora Adjunta da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – Diversifica. Coordenadora do Programa Interdisciplinar de Educação e Saúde em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia, financiado pelo CNPq (Chamada CNPq/MCTI 40/2022 – Pró-Humanidades).

Paulo Gabriel Soledade Nacif, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordenador do grupo de pesquisa Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – Diversifica. Pesquisador do Programa Interdisciplinar de Educação e Saúde em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia (Chamada CNPq/MCTI 40/2022 – Pró-Humanidades).

José Jorge de Carvalho, Universidade de Brasília

Doutor em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (2000). Professor Titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordenador do grupo de pesquisa Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – Diversifica. Pesquisador do Programa Interdisciplinar de Educação e Saúde em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia (Chamada CNPq/MCTI 40/2022 – Pró-Humanidades).

Adriana Cristina Boulhoça Suehiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Psicologia/Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (2008). Professora Associada IV da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Coordenadora do Laboratório de Instrumentação e Avaliação Psicológica – Labiap e membro do Observatório da Inclusão e Diversidade na Educação – Diversifica. Bolsista de Extensão no País (EXP – A) do CNPq junto ao Programa Interdisciplinar de Educação e Saúde em Escolas Públicas Estaduais de Ensino Médio da Bahia (Chamada CNPq/MCTI 40/2022 – Pró-Humanidades).

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Publicado

2025-05-14

Cómo citar

Meireles, E., Santana, L. A. A., Nacif, P. G. S., Carvalho, J. J. de, & Suehiro, A. C. B. (2025). Evolución/asociación de indicadores educativos y calidad en la educación secundaria de Bahía. Educación, 50(1), e66/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644489147