Evolução/associação de indicadores educacionais e qualidade do Ensino Médio na Bahia
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644489147Mots-clés :
Avaliação educacional, Profissionais da Educação, Instituições de Ensino, Ensino MédioRésumé
A avaliação da qualidade do ensino é complexa e envolve uma multiplicidade de variáveis. No Brasil, essa avaliação é realizada por meio de diversos indicadores e sistemas que ajudam a identificar áreas que precisam de melhorias e a orientar políticas públicas educacionais. Diversos estudos têm evidenciado que o país vivencia desafios significativos nessa esfera. Foram os desafios para o Ensino Médio que motivaram a realização do presente estudo descritivo/exploratório. Avaliou-se a evolução e associação de informações/indicadores educacionais com a qualidade da educação em escolas públicas estaduais de Ensino Médio da Bahia, no período de 2013 a 2022. Foram utilizados dados de avaliações da Educação Básica produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), agregados para 417 municípios e 27 Territórios de Identidade. Foi evidenciada situação crítica da qualidade do Ensino Médio na Bahia. Associações significativas entre variáveis estruturais, institucionais e de sucesso/insucesso educacional apontaram desafios para uma gestão educacional transparente, ativa, inovadora e territorializada.
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