Cidadania digital crítica em meio aos desafios políticos impostos pela pandemia da COVID-19

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484802

Parole chiave:

Formação política, Cultura digital, Teoria crítica

Abstract

O objetivo desse artigo é promover uma reflexão teórica sobre o conceito de cidadania, tendo como contexto atual a cultura digital e o isolamento social durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de um estudo teórico-conceitual que, partindo de algumas concepções presentes na literatura corrente sobre o tema, lançou mão de textos clássicos da filosofia política para dimensionar o significado do conceito de cidadania digital e seu uso nas políticas educacionais a partir de uma perspectiva teórico-filosófica mais abrangente. Nesse sentido, parte-se do pressuposto de que a ubiquidade das tecnologias digitais de comunicação apresenta problemas que exigem a reflexão crítica de toda a sociedade, em perspectiva histórica ampliada. Em um mundo cada vez mais organizado economicamente em torno de algoritmos digitais, o acesso às informações para todos os cidadãos tornou-se um problema central nas sociedades democráticas. No entanto, o estudo demostra que garantir o acesso às tecnologias de informação não é suficiente para uma educação democrática nesse contexto. O resultado da reflexão teórica aqui apresentada demonstra ser necessário também, promover a autorreflexão crítica sobre os processos de manipulação de conteúdos e indução de consumo irrefletido das informações. Isso exige uma atuação educacional incisiva, como forma de esclarecimento e discernimento dos elementos que constituem o universo das informações, que nos chegam por diversos canais. A conclusão preconiza que a participação democrática do cidadão só se efetivará politicamente se lhe for garantida uma formação cultural plena, com possibilidade real de inserção cultural e engajamento ético-político nas questões que envolvem a vida social na cultura digital.

Biografie autore

João Mauro Gomes Vieira de Carvalho, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Campus de Araraquara, com estágio doutoral na Johann Wolfgang Goethe Universität, Frankfurt a.M., Alemanha. É pesquisador associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas Teoria Crítica: Tecnologia, cultura e formação (CNPq), ao Laboratório de Política e Governo (UNESP) e à International Sociological Association.

Luiz Roberto Gomes, Universidade Federal de São Carlos

Doutor na área de Filosofia da Educação pela UNICAMP e pós-doutor em Ciências da Educação pela J. W. Goethe Universität - Frankfurt am Main. Professor associado do Departamento de Educação e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Antonio Alvaro Soares Zuin, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio doutoral na Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha, com bolsa do DAAD. Possui pós-doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de Leipzig, Alemanha, Psicologia da Educação pela Universidade de York, Inglaterra, e Sociologia da Educação pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe, Alemanha. É Professor Titular do Departamento de Educação e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar.

Luiz Antonio Calmon Nabuco Lastória, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1999), com pós-doutorado na J. W. Goethe Universität, Frankfurt a.M, Alemanha, e Universitat des les Illes Balears, Palma de Mallorca, Espanha. Professor junto ao Departamento de Psicologia da Educação, ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e ao Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica: Tecnologia, Cultura e Formação" (CNPq) e é pesquisador associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas "Teoria Crítica e Educação" (CNPq).

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Pubblicato

2025-01-17

Come citare

Carvalho, J. M. G. V. de, Gomes, L. R., Zuin, A. A. S., & Lastória, L. A. C. N. (2025). Cidadania digital crítica em meio aos desafios políticos impostos pela pandemia da COVID-19. Educação, 50(1), e1/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644484802

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