Memórias das normalistas da Escola de Educação Familiar de Londrina: décadas de 1960 e 1970
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644471619Mots-clés :
Educação de mulheres, Memória, História OralRésumé
A História da Educação das Mulheres na cidade de Londrina é abordada neste artigo por meio das memórias de normalistas da Escola de Educação Familiar de Londrina, antiga instituição educacional católica para moças que atuou na cidade até o final da década de 1970. Fundamentando-se na metodologia da História Oral Temática e autores como Meihy e Holanda (2019) foram realizadas entrevistas com quatro normalistas que estudaram na Escola no período que abrange os anos de 1966 a 1972. Tais entrevistas possibilitaram o conhecimento de novas fontes como fotografias e materiais didáticos - produzidos pelas normalistas para e durante os anos letivos- que fazem parte dos acervos pessoais das entrevistadas. Como resultado foi possível compreender o cotidiano escolar e as práticas das alunas na referida escola, assim como foi possível acrescentar ao acervo do Museu Escolar de Londrina (MEL) documentos que possibilitarão outros estudos no campo da História da Educação das mulheres na cidade.
Références
ALBERTI, Verena. Manual de História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.
ALMEIDA, Jane Soares de. Mulheres no Cotidiano: Educação e Regras de Civilidade (1920/1950). Revista Dimensões, Vitória, v. 33, p. 336-359, jul./dez. 2014.
BASSANEZI, Carla. Mulheres dos Anos Dourados. In: PRIORE, Mary del; BASSANEZI, Carla. (Org.). História das mulheres no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2002, p.607 - 639.
BENCOSTTA, Marcus Levy. Memória e Cultura Escolar: a imagem fotográfica no estudo da escola primária de Curitiba. História. São Paulo. V.30, n.1, p. 397-411, jan/jun, 2011.
DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História Oral – memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
FEBVRE, Lucien. Combates pela História. Lisboa: Editorial Presença, 1989.
KOSSOY, Boris. Fotografia e história. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.
LOURO, Guacira Louro. Mulheres nas salas de aula. In: PRIORE, Mary del; BASSANEZI, Carla. (Org.). História das mulheres no Brasil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2002, p. 443 - 481.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2019.
PINSKY, Carla Bassanezi. A era dos modelos flexíveis. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.) Nova História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018, p. 513 - 543.
ROSEMBERG, Fúlvia. Mulheres Educadas e a educação de mulheres. In: PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria (Orgs.) Nova História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2018.
SILVA, Katiene Nogueira da. O que a escola faz ao instituir o uso dos uniformes escolares?. In: CATANI, Denice Barbara; GATTI JR, Décio. (Org.). O que a escola faz? Elementos para a compreensão da vida escolar. 1ed.Uberlândia: Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2019, v. 7, p. 197-227.
SCHOLL, Raphael Castanheira; RIGONI JACQUES, Alice. Vestidas de azul e branco: o feminino uniforme no Colégio Farroupilha de Porto Alegre (1950). Educação Por Escrito, v. 3, n. 1, 24 jul. 2012.
VIDAL, Diana Gonçalves; ABDALA, Raquel Duarte. A fotografia como fonte para História da Educação: questões teórico-metodológicas e de pesquisa. Revista do Centro de Educação da UFSM, Santa Maria, v. 30, n. 02, p. 177-194, 2005.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________

