Memorias de estudiantes normalistas de la Escuela de Educación Familiar de Londrina: décadas de 1960 y 1970

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644471619

Palabras clave:

Educación de mujeres, Memoria, Historia Oral

Resumen

La historia de la educación de las mujeres en la ciudad de Londrina se aborda en este artículo a través de las memorias de las profesoras de la Escuela de Educación Familiar de Londrina, una antigua institución educativa católica para niñas que funcionó en la ciudad hasta finales de la década de 1970. Con base en la metodología de la Historia Oral Temática y autores como Meihy y Holanda (2019), se realizaron entrevistas a cuatro estudiantes normalistas que estudiaron en la escuela entre 1966 y 1972. Estas entrevistas proporcionaron acceso a nuevas fuentes, como fotografías y materiales didácticos —producidos por las profesoras durante y durante los años escolares— que forman parte de las colecciones personales de las entrevistadas. Como resultado, fue posible comprender la vida escolar cotidiana y las prácticas de las estudiantes en la escuela, así como agregar documentos al acervo del Museu Escolar de Londrina (MEL) que posibilitarán futuros estudios en el campo de la historia de la educación de las mujeres en la ciudad.

Biografía del autor/a

Lucila Monteiro da Silva Barros, Universidade Estadual de Londrina

Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (2022) e graduanda do curso de Pedagogia (Universidade Estadual de Londrina), possui graduação em História pela mesma universidade (2015). Foi bolsista (Programa de Acompanhamento de Bolsas - PROGRAD/PAB-UEL) do Programa de Formação Complementar "Organização do Centro de Documentação e Memória de História Da Educação a partir do acervo do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História da Educação - LEPHE" (2018). Participa como colaboradora do Projeto de Pesquisa coordenado pela Profª Drª Marta Regina Gimenez Fávaro "A escrita da História da Educação, nos manuais de ensino: um estudo sobre a Universidade Estadual De Londrina de 1962 a 1998" desde 2018. É colaboradora do Projeto de Extensão "MEL: Museu Escolar de Londrina". Desde 2021 integra o Grupo de Pesquisa "Grupo de Estudo e Pesquisa Lugares de aprender: relações entre escola, cidade, cultura e memória", liderado pela Profª Drª Sandra Regina Ferreira de Oliveira. Tem interesse na área de História da Educação. E-mails de contato: lucila.monteiro@uel.br; ,msb.lucila@gmail.com.

Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em Educação, Conhecimento e Sociedade pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Socialies ? FLACSO ? Buenos Aires. Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa Lugares de aprender: relações entre escola, cidade, cultura e memória. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UEL. Membro do grupo de pesquisa História e Ensino de História. Atua como colaboradora do Programa LAI - Laboratório dos Anos Iniciais da UEL. Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Ensino de História. Membro do Conselho Fiscal da Associação do Movimento de Artistas de Rua de Londrina. Participou do Programa Nacional do Livro Didático em várias funções no período de 2003 à 2018. Coordenou o PIBID/Pedagogia/UEL (2011 -2013). Atuou na equipe de gestão do PIBID da UEL (2014 - 2018). Coordenou o Programa de Pós Graduação em Educação da U*EL (2019-2020). Trabalha com o Ensino de História e Educação com interesse, especialmente, nos temas: ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; formação de professores; livro didático; ensino e aprendizagem sobre as cidades; relações entre escola e cultura; construção de metodologias criativas e inovadoras sobre o ensino de História e áreas afins; escolas não tradicionais; potências educadoras das cidades e de outros lugares que se inter-relacionam com a escola; relações interdisciplinares entre diferentes campos do saber. Bolsista Produtividade Nível 2/CNPq.

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Publicado

2025-07-30

Cómo citar

Barros, L. M. da S., & Oliveira, S. R. F. de. (2025). Memorias de estudiantes normalistas de la Escuela de Educación Familiar de Londrina: décadas de 1960 y 1970. Educación, 50(1), e98/1–22. https://doi.org/10.5902/1984644471619