Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644469449

Mots-clés :

Gênero, Educação Infantil, Primeira Infância

Résumé

Esta pesquisa corresponde a uma revisão sistemática de artigos científicos cujo objetivo é de analisar as publicações brasileiras que abordam a relação entre as questões de gênero e a Educação Infantil. A partir dos descritores ‘gênero’ e ‘Educação Infantil’, fez-se uma busca nas bases de dados Periódico Capes, Scielo, PubMed e PsycINFO. Essa revisão seguiu as recomendações metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA) e delimitou 2020 como o ano final de busca. Inicialmente, foram identificadas 454 publicações, das quais 59 foram selecionadas para compor o corpus final da pesquisa. A análise possibilitou constatar que o tema é abordado, principalmente, pelas áreas de Educação e Psicologia e que houve um crescimento contínuo do número de publicações, por ano, a partir de 2011. Os temas mais abordados pelas publicações foram relacionados à forma como as questões de gênero perpassam concepções e práticas docentes e como estão presentes em artefatos culturais, brinquedos e brincadeiras. Os resultados são discutidos em termos de como as questões de gênero perpassam tanto as relações sociais entre criança-criança e criança-adulto quanto institucionais.

Bibliographies de l'auteur-e

Dalila Castelliano de Vasconcelos, Federal University of Campina Grande

Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal de Paraíba- UFPB (2017), com doutorado sanduíche na Universidad Complutense de Madrid- UCM. Psicóloga e Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Católica Dom Bosco-UCDB. Atualmente, é professora adjunta da UFCG- UAED, na área de Educação e ministra disciplinas como: Psicologia da Educação, Psicologia da Criança e Psicologia da adolescência. É professora do Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-graduação em Educação- PPGEd/CH/UFCG, na Linha Práticas Educativas e Diversidade.

Aline Maria da Silva Gabriel, Federal University of Campina Grande

Graduanda do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

Silviane Costa Cardoso, Federal University of Campina Grande

Graduanda do curso de Pedagogia e bolsista do Programa de Monitoria Inclusiva, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, Paraíba, Brasil.

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Publié-e

2024-01-22

Comment citer

Vasconcelos, D. C. de, Gabriel, A. M. da S., & Cardoso, S. C. (2024). Gênero e Educação Infantil: uma revisão sistemática das produções brasileiras . Educação, 49(1), e14/1–36. https://doi.org/10.5902/1984644469449

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