Reflexões sobre a implementação do PNAIC na Educação Infantil: tensões e riscos à docência e à infância

Autores

  • Fernanda Theodoro Roveri Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) e Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (Focus/Unicamp). https://orcid.org/0000-0002-2916-6827
  • Caroline Duarte Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP (SME).

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644432438

Palavras-chave:

Alfabetização, Educação Infantil, formação de professores

Resumo

Os atuais programas de alfabetização de crianças no Brasil emergiram em um contexto de tensões e de controle dos índices de analfabetismo no país, fazendo com que tanto o Ensino Fundamental quanto a Educação Infantil assumissem a tarefa de alfabetizar as crianças. Nesse sentido, torna-se urgente a reflexão acerca das concepções de ensino, de avaliação, de infância e de formação docente disseminadas nesses programas. O objetivo desse artigo é discutir a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) na Educação Infantil (Portaria nº 826, de 7 de julho de 2017), tendo como objetos de análise os materiais de formação, os discursos dirigidos aos professores e os dilemas que envolveram sua execução. Busca-se, deste modo, contribuir com as discussões acerca das especificidades da Educação Infantil e da docência nesta primeira etapa da Educação Básica, propondo, assim, que a diversidade de práticas cotidianas com as crianças pequenas e seus protagonismos sejam valorizados.

Biografia do Autor

Fernanda Theodoro Roveri, Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) e Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (Focus/Unicamp).

Doutora em Educação pela Unicamp, professora de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação de Campinas (SME) e Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade (Focus/Unicamp).

Caroline Duarte, Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP (SME).

Pedagoga e Especialista em Educação. Atua como professora de Educação Infantil e formadora de professores na Secretaria Municipal de Educação de Campinas-SP (SME).

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Publicado

2018-10-01

Como Citar

Roveri, F. T., & Duarte, C. (2018). Reflexões sobre a implementação do PNAIC na Educação Infantil: tensões e riscos à docência e à infância. Educação, 43(4), 807–822. https://doi.org/10.5902/1984644432438

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