As dimensões da Educação do Campo

Auteurs-es

  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644417979

Mots-clés :

Educação do Campo, Formação e trabalho, Discurso educacional.

Résumé

A Educação do Campo, como parte de um projeto contra-hegemônico de sociedade, vai além de sua versão escolarizada, colocando-se na contramão da lógica capitalista. Sua proposta incorpora as dimensões política, social e cultural, além da própria dimensão pedagógica. Este artigo discute três dessas dimensões: epistemológica, sociológica e formativa, e as articulações entre elas. Em sua dimensão epistemológica, a Educação do Campo contesta a instrumentalização capitalista da ciência; no plano sociológico, opõe-se à exclusão da cultura e do conhecimento dos sujeitos do campo imposta dissimuladamente pela classe dominante; e, do ponto de vista da formação, afirma o trabalho como princípio educativo. Ela sustenta o direito dos povos do campo a pensar e a definir a educação a partir de seu lugar, de sua cultura e de suas necessidades.

Biographie de l'auteur-e

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui doutorado em Psicologia na Université de Toulouse II, Toulouse/França (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de Taubaté (UNITAU), em Taubaté, SP, no programa de pós-gradução em educação e desenvolvimento humano.

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Publié-e

2016-02-25

Comment citer

Chamon, E. M. Q. de O. (2016). As dimensões da Educação do Campo. Educação, 1(1), 183–196. https://doi.org/10.5902/1984644417979

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