Concepções do ensino da Educação Física na Educação Infantil a partir do olhar de estagiários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644444153

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Infantil, Concepção de Ensino.

Resumo

O artigo teve como objetivo discutir a concepção de ensino da Educação Física na Educação Infantil a partir do olhar de estagiários da Licenciatura. Participaram dessa pesquisa quatro estagiários matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura Educação Física de uma Universidade da zona da mata mineira. O instrumento metodológico para a produção dos dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica para o trato dos dados foi a Análise de Conteúdo. Identificou-se que, dentre os entrevistados, dois conceberam o papel do ensino do componente curricular sob a perspectiva biologizante, um se ancorou na Pedagogia Histórico-Crítica e um último acreditava na combinação das duas anteriores. Concluiu-se que apenas a fala de um estagiário corroborava com os estudos contemporâneos do ensino na Educação Infantil e da Educação Física Escolar e que, para alterar este quadro, é fundamental que os cursos de Licenciatura da área invistam em projetos de ensino e extensão que voltem os olhares aos aspectos da cultura e da sociologia, bem como, considerem as crianças como seres históricos e sociais.

Biografia do Autor

Pedro de Oliveira Milagres, Graduado em Educação Física e Mestrando PPGE na Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Mestrando em Educação pelo PPGE-UFV, com ênfase em Educação, Instituições, Memória e Subjetividade. Licenciado no Departamento de Educação Física (DES) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) - campus viçosa. Integrante do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Física, Esporte e Sociedade (LEPEFES) na UFV e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Ginástica (GEPHGI) na UFMG. Interesse de pesquisa nas áreas de História da Educação, História do Corpo e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil.

Natália Franciele Lessa, Graduanda no Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Estudante de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, Universidade Federal de Viçosa, MG. Temas de interesse: Educação Física Escolar; Prática pedagógica em Educação Física; Formação de professores; Inclusão escolar.

Soraya Dayanna Guimarães Santos, Docente do Departamento de Educação Física e do PPGE da Universidade Federal de Viçosa. Viçosa, Minas Gerais, Brasil.

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Especialista em Educação Física na Educação Básica pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2009). Doutora em Educação PPGE/CEDU/UFAL (2016). É Membro-pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Diversidades (NEEDI/UFAL). Tem experiência nas áreas da Educação, da Educação Especial e da Educação Física Escolar.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Milagres, P. de O., Lessa, N. F., & Santos, S. D. G. (2021). Concepções do ensino da Educação Física na Educação Infantil a partir do olhar de estagiários. Educação, 46(1), e114/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644444153

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