Base Nacional Comum Curricular de Educação Física: tensionamentos e demarcações

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644443325

Palabras clave:

Base Nacional Comum Curricular, Educação Física, Discursos.

Resumen

A Base Nacional Comum Curricular de Educação Física (BNCC-EF) tem provocado a formulação de inúmeras críticas por parte dos profissionais da área. O objetivo central deste ensaio consiste em identificar os discursos que permeiam o campo da Educação Física, os quais pretendem obter legitimidade por meio da sua inserção no mencionado documento. A Análise do Discurso (AD) foucaultiano foi a ferramenta teórico-metodológica utilizada, com a intenção de compreender as formas pelas quais diferentes agentes ligam-se a determinados discursos, na tentativa de produzir efeitos de verdade. A política educacional em curso no Brasil colocou em prática um projeto de poder, com vistas a inculcar e consolidar determinado discurso-prática (habilidades e competências), o que transparece na estruturação do documento. Diante do jogo de forças existentes, avaliamos que a BNCC-EF não gerou apenas uma crise capaz de catalisar a corrente crítica, mas colocou em evidência um campo que ainda permanece em constante disputa.

Biografía del autor/a

Alexandre Paulo Loro, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), com estágio Sanduíche no Departamento de Educação Física e Esportes da Universidade de Valência - Espanha. Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Estágio Sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC) - Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Licenciatura Plena em Educação Física (UFSM). Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (Campus Chapecó-SC), Curso de Pedagogia; Professor Credenciado como Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH), Curso de Mestrado (Campus Erechim-RS). Líder do GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM INFÂNCIAS, GÊNERO E CORPO NA EDUCAÇÃO (GEINC).  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4207-7642

Meire Aparecida Lóde Nunes, Universidade Estadual do Paraná - Unespar

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2010) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - campus de Paranavaí). Líder do Laboratório de Estudos Corporais - LEC

 


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Publicado

2021-09-30

Cómo citar

Loro, A. P., & Nunes, M. A. L. (2021). Base Nacional Comum Curricular de Educação Física: tensionamentos e demarcações. Educación, 46(1), e95/ 1–21. https://doi.org/10.5902/1984644443325

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