<b>A Formação Contínua dos professores de Educação Física da rede pública de ensino</b>

Autores

  • Alexandre Paulo Loro
  • Gilnei Tonetto
  • Maria Cristina Chimelo Paim

Palavras-chave:

Continuous Formation, Teachers, Physical education.

Resumo

Num mundo marcado por constantes e rápidas mudanças, torna-se imprescindível discutir sobre a importância da formação contínua à profissão docente. O principal objetivo deste trabalho, então, é apresentar um estudo em que professores de Educação Física relatam seu entendimento a respeito dos processos de Formação Contínua. Esses professores, todos atuantes em escolas da rede pública de ensino no município de Santa Maria/RS, responderam a um questionário semi-estruturado, no qual se constatou, com evidência, que a Formação Contínua é tida como sinônimo de cursos e também que a falta de tempo, a dificuldade para afastamentos e os altos custos para realizar os cursos destacam-se como fatores limitantes. A Formação Contínua acaba sendo desenvolvida inclusive nas próprias escolas. Acreditamos que esta vem a ser uma das melhores possibilidades de formação docente e, respectivamente, da qualidade de ensino.

Palavras-chave: Formação Contínua. Professores. Educação física.

Downloads

Como Citar

Loro, A. P., Tonetto, G., & Paim, M. C. C. (2008). <b>A Formação Contínua dos professores de Educação Física da rede pública de ensino</b>. Educação, 33(2), 281–292. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/35

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua