Dimensões da construção e execução do projeto político pedagógico: um estudo de caso

Autores

  • Hamilton Matos Cardoso Júnior Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)
  • Priscilla Fabiane de Brito Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado.
  • Divina Aparecida Leonel Lunas Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Programa de Mestrado Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturas no Cerrado.
  • Thiago Weslei de Almeida Sousa Universidade Estadual de Goiás - UEG

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424745

Palavras-chave:

Elaboração. Execução. Projeto Politico Pedagógico.

Resumo

O Projeto Politico Pedagógico (PPP) é uma importante ferramenta, articulada a outras, para a construção da educação de qualidade. Deve englobar a comunidade, os alunos e o corpo de funcionários da escola. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada em uma escola pública da cidade de Anápolis – Goiás. Seu objetivo é evidenciar como o PPP foi construído e aplicado na prática escolar da instituição. Para a realização deste trabalho, procedeu-se a alguns passos metodológicos, dentre eles: pesquisa bibliográfica; elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa e realização de trabalho de campo. Conclui-se com este estudo que a construção e execução do PPP enfrentam diferentes dificuldades, dentre elas: os prazos estabelecidos pelo Estado para sua elaboração e a dificuldade em despertar o interesse da comunidade escolar para a participação coletiva.

Biografia do Autor

Hamilton Matos Cardoso Júnior, Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado – Universidade Estadual de Goiás; Graduado em Geografia/UEG. Atuou como Bolsista Capes e é atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal Goiano (IFMT).

Priscilla Fabiane de Brito, Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado.

Graduada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual de Goiás - Câmpus de Ciências Sócio Econômicas e Humanas. Mestranda em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER). É professora contratada da Rede Estadual de Educação de Goiás.

Divina Aparecida Leonel Lunas, Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Programa de Mestrado Stricto Sensu em Territórios e Expressões Culturas no Cerrado.

Doutora em Desenvolvimento Econômico/Unicamp – Professora do Mestrado Interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado - Universidade Estadual de Goiás - Bolsista do PROPIB (Programa de Incentivo à Pesquisa e Produção Científica).

Thiago Weslei de Almeida Sousa, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Doutorando do Programa de Doutorado em Química (UEG); Mestre em Química (UEG); Licenciado em Química (UEG); Professor da Universidade Estadual de Goiás.

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Publicado

2017-08-31

Como Citar

Cardoso Júnior, H. M., Brito, P. F. de, Lunas, D. A. L., & Sousa, T. W. de A. (2017). Dimensões da construção e execução do projeto político pedagógico: um estudo de caso. Educação, 42(2), 451–466. https://doi.org/10.5902/1984644424745

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua