Sociologia da Infância e Educação Infantil: à procura de um diálogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644424418

Palavras-chave:

Sociologia da Infância, Educação Infantil, proposta pedagógica

Resumo

Este artigo tem por objetivo estabelecer aproximações entre os campos da Sociologia da Infância e da Educação Infantil, apontando elementos a serem contemplados na formulação de propostas pedagógicas para esse nível de ensino. Com base em pesquisa bibliográfica e documental, são apresentados conceitos da Sociologia da Infância a partir de autores como Corsaro (1997, 2002), Jenks (2002), Qvortrup (1993, 1994), Sarmento (2003, 2005, 2007), e tecida reflexão sobre uma proposta pedagógica para a Educação Infantil. A Sociologia da Infância configura-se como campo de estudos que percebe a infância como categoria social, e a criança como produtora de cultura. Essas concepções podem contribuir para a construção de projetos e práticas nas instituições de Educação Infantil que considerem as especificidades da infância e a criança enquanto agente.

Biografia do Autor

Amanda Cristina Teagno Lopes Marques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Pedagoga, Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, foi bolsista CAPES com período de sanduíche na Universidade de Bolonha, Itália. Atuou como professora de educação infantil da Rede SESI e da Prefeitura de São Paulo. Atualmente é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Câmpus São Paulo.

Downloads

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Marques, A. C. T. L. (2017). Sociologia da Infância e Educação Infantil: à procura de um diálogo. Educação, 42(1), 149–162. https://doi.org/10.5902/1984644424418

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua